Varicocele e infertilidade: qual a relação e como reverter o quadro?

A infertilidade é um tema tabu, especialmente para homens. Mas, você sabia que 40% dos casos de infertilidade conjugal são causados por fatores masculinos? E uma das causas mais comuns é a varicocele, conhecida como “varizes do testículo”. 

 

De modo geral, a varicocele é uma doença que causa a dilatação anormal das veias testiculares e afeta a produção de espermatozoides. Sendo assim, uma dúvida bastante frequente é se quem tem varicocele pode ter filhos.

 

Varicocele: o que é, quais os sintomas e o que causa?

 

A varicocele consiste na dilatação anormal das veias localizadas dentro do escroto, que é a bolsa abaixo do pênis onde ficam os testículos. O aumento das veias testiculares do cordão espermático, que drenam o sangue dos testículos, é a principal característica da doença.

 

Na maioria das vezes, a varicocele é uma patologia congênita, formada quando as válvulas de dentro das veias impedem o fluxo adequado do sangue, que retrocede causando o alargamento das veias e inchaço na região afetada. 

 

Quais os sintomas da varicocele e como funciona o diagnóstico?

 

Na maioria dos casos, a varicocele é uma doença assintomática. No entanto, o sinal mais característico da doença é a presença de veias dilatadas e tortuosas localizadas na bolsa escrotal. Além disso, muitos pacientes também relatam:

 

  • dor nos testículos;
  • sensação de peso no escroto;
  • aumento do volume escrotal;
  • veias visivelmente dilatadas e palpáveis.

 

Caso não apresente sintomas, é comum que a dilatação anormal das veias seja diagnosticada apenas em exames de rotina com o urologista, ou quando o paciente está realizando exames para investigar problemas de infertilidade, com alterações nos parâmetros do espermograma.

 

O principal exame para diagnóstico da varicocele é o exame físico da região escrotal, no qual o médico urologista faz a palpação dos testículos e procura sinais de veias dilatadas. Além disso, exames de imagem como a ecografia de bolsa escrotal com doppler podem ser indicados.

 

Varicocele causa infertilidade?

 

Os espermatozoides precisam de uma temperatura baixa para sobreviverem. Por esse motivo, os testículos ficam do “lado de fora do corpo”. No entanto, a dilatação das veias forma uma cobertura ao redor do órgão, aumentando a temperatura.

 

Então, a resposta para o questionamento inicial é sim, a varicocele pode causar infertilidade. Devido a dilatação das veias e aumento da temperatura escrotal, pode haver diminuição da concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides. 

 

Até porque, a dificuldade de circulação sanguínea causa uma baixa oxigenação, o que também afeta a capacidade reprodutiva dos homens.

 

Apesar disso, a boa notícia é que existe tratamento para essa doença. A estratégia de tratamento é definida pelo especialista em infertilidade, junto com o urologista, considerando os resultados do exame físico, espermograma e ultrassonografia do escroto.

 

Então, quem tem varicocele pode ter filhos? Qual o tratamento?

 

Sim, quem tem varicocele pode ter filhos. Nos casos leves (grau I), principalmente quando o paciente é assintomático, o tratamento pode ser expectante ou com medicamentos orais. Para casos mais graves (graus II e III) ou sintomáticos, o tratamento indicado é cirúrgico (varicocelectomia).

 

É necessário ressaltar que a varicocele pode comprometer a motilidade, a qualidade e a concentração do sêmen, fazendo com que a cirurgia não seja suficiente. Nessa situação, a reprodução assistida entra em cena com a inseminação intrauterina ou fertilização in vitro, a depender da individualização de cada caso.

 

Desse modo, caso você esteja enfrentando dificuldades para engravidar relacionadas ao diagnóstico de varicocele, consulte um médico especialista em reprodução assistida.

Dra. Paula Marin

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar