Útero bicorno: o que é e quais são as causas?

O útero bicorno é uma malformação que separa o útero em duas partes de forma total ou parcial através de um tecido. Muitas mulheres com essa condição conseguem manter a fertilidade e engravidam normalmente, porém outras terão dificuldade. Sendo assim, é necessário o acompanhamento médico para avaliar as características do útero bicorno e os tratamentos de reprodução mais adequados para uma gestação.

 

Como descobrir a condição de útero bicorno?

 

A alteração congênita faz com o que o útero bicorno tenha como característica uma região fúndica dividida de maneira completa, como se realmente fossem dois úteros separados. É comum a mulher apresentar alguns sintomas relacionados ao diagnóstico, como dor ou desconforto abdominal (cólicas), sangramento vaginal intenso, entre outros. 

 

No entanto, somente exames de imagem (ultrassonografia, ressonância magnética e histeroscopia diagnóstica) podem auxiliar no diagnóstico preciso de útero bicorno. É importante as mulheres relatarem os primeiros sintomas aos médicos, pois uma avaliação especializada, em conjunto aos exames, é imprescindível para acompanhar a condição do útero bicorno.

 

Em muitos casos, as mulheres descobrem a malformação congênita quando a condição acaba por prejudicar as tentativas de engravidar. É possível que o útero bicorno cause problemas de infertilidade, aborto espontâneo, nascimento prematuro, entre outros. Portanto, é fundamental fazer o acompanhamento com equipe médica especializada, que irá definir com a paciente as etapas essenciais para um tratamento de reprodução humana mais adequado para cada caso.

 

Quais são as possíveis causas de útero bicorno?

 

O nome útero bicorno está associado ao formato do órgão, dividido por um tecido que modifica o formato original de pêra. A separação pode ser parcial, deixando o útero em forma de Y, ou total, com o útero ficando dividido em duas partes nem sempre com tamanhos iguais.

 

As mulheres com útero bicorno já nascem com essa condição, pois a malformação congênita ocorre durante a gestação. Ainda nos três primeiros meses de vida do bebê, há a junção das estruturas que originam o útero (ductos de Müller). Depois desta etapa, pode ocorrer falha na fusão ou reabsorção, que provocam malformações uterinas, como no caso do útero bicorno.

 

Acredita-se que a condição é uma patologia hereditária, com a probabilidade de incidir aproximadamente 40% dos casos de alteração uterina. Os órgãos reprodutivos internos das mulheres costumam se formar após a nona semana de gestação, com a fusão dos ductos de Müller.

 

Quando algo de errado ocorre durante a junção das estruturas do útero, um tecido que deveria desaparecer gera a divisão total ou parcial, deixando o útero em formato de coração.

 

Mulheres com útero bicorno podem engravidar?

 

Após o diagnóstico de útero bicorno, a equipe médica irá avaliar se a condição pode provocar dificuldades para manter uma gestação. No entanto, ter a condição de malformação congênita não significa que o casal terá infertilidade, sendo possível à algumas mulheres engravidar normalmente.

 

Médicos especializados em reprodução humana podem avaliar os tratamentos mais indicados para uma gestação segura. Isso é necessário porque a divisão do útero bicorno em tamanhos desiguais pode prejudicar as etapas de implantação do embrião, causando abortos espontâneos até mesmo em situações em que o útero bicorno não seja o principal causador. Em alguns casos, tratamentos como a fertilização in vitro podem ajudar casais a conseguirem a gravidez.

 

Dúvidas sobre útero bicorno e tratamentos para reprodução? 

 

É possível que as mulheres com útero bicorno consigam engravidar e realizem o sonho de construir uma família, porém algumas necessitarão de tratamento médico. O diagnóstico preciso é fundamental para avaliar todas as características da condição congênita e os métodos de tratamento mais indicados.

Entre em contato conosco, agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas com a e quipe especializada em reprodução humana Assistida.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar