Gravidez Monoparental

Com a presença constante e cada vez maior da mulher no mercado de trabalho e as regulamentações que deixam claro que casais do mesmo gênero podem realizar tratamentos de reprodução assistida para constituir famílias, o número de pessoas que procuram as clínicas para produção independente vem aumentando a cada ano. No entanto, à medida que cresce, ainda existem muitas dúvidas sobre a reprodução assistida. Então, é possível que uma mulher ou homem sem parceiros possam ter filhos?

 

A produção independente é uma forma das mulheres contarem para engravidar sem ter um parceiro masculino. Isso é possível graças aos avanços nas técnicas de reprodução assistida. Com a ajuda da ciência, tanto as mulheres que não têm parceiro quanto os casais de mulheres, podem realizar o sonho de ter filhos de produção independente.

 

Na produção independente, o planejamento da gravidez começa muito antes de ocorrer a fecundação, já que existe a produção do embrião em laboratório, ou seja, por meio da fertilização in vitro, que é a tecnologia de reprodução assistida mais comumente utilizada nesses casos.

Como ocorre a produção independente?

 

A gravidez monoparental, também conhecida como “produção independente” se refere à gestação de uma criança com apenas um dos genitores, seja a mãe ou o pai. Evidentemente, este tipo de gravidez requer o auxílio de técnicas de reprodução assistida, envolvendo a utilização de gametas doados (óvulos ou espermatozoides).

 

Para mulheres que desejam engravidar por meio de sêmen de doador, há duas técnicas possíveis de tratamento: a inseminação artificial (inseminação intrauterina) e a fertilização in vitro (FIV). A decisão por uma ou por outra dependerá de alguns fatores, como as condições das trompas (que devem ser pérvias para que haja possibilidade de sucesso com a inseminação artificial) e da qualidade da amostra de sêmen do doador escolhido (há casos em que a concentração e a motilidade dos espermatozoides permite somente que eles sejam utilizados para tratamentos de FIV).

 

Quando um homem busca o tratamento com o objetivo de gravidez monoparental, além da necessidade de um óvulo doado (por doadora anônima), é fundamental o útero substitutivo (também conhecido como “barriga solidária): alguma mulher com parentesco em até quarto grau será a responsável pela geração da criança, não tendo, entretanto, nenhuma responsabilidade legal sobre ela após o nascimento.

Fertilização in vitro torna possível a produção independente

A fertilização in vitro é uma técnica de reprodução assistida com as maiores taxas de sucesso, que variam com a idade da mulher. Foi criada na década de 70 para ajudar casais com problemas de infertilidade. Hoje, a fertilização in vitro também é usada no processo de produção independente, procurada por mulheres ou homens solteiros que desejam ter filhos e/ou por casais homoafetivos.

 

No caso da produção independente, a fertilização in vitro ocorre por meio da doação de espermatozoides ou óvulos. Os gametas femininos são fertilizados em laboratório e, após o cultivo do embrião até 5º dia (fase de blastocisto), este é transferido para o útero.

Perguntas Frequentes

Confira abaixo algumas das principais dúvidas e perguntas que os nossos pacientes fazem:

Quais os principais exames para saber se sou infértil?

Saiba mais

Como funciona e como calcular período fértil de uma mulher?

Saiba mais

o que é a síndrome dos ovários policísticos?

Saiba mais
Veja as perguntas mais comuns

Central Educativa

Veja nossos artigos e materiais educativos sobre fertilidade e tópicos relacionados à reprodução humana.

o que é fertilização in vitro (FIV)?

o que é fertilização in vitro (FIV)?

01 de set de 2020

Para casais que desejam ter um filho, mas possuem algum tipo de dificuldade para engravidar, existem diversos procedimentos que facilitam a gravidez....

Ver mais

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar