Reversão de Laqueadura Tubária

Embora seja considerada um método contraceptivo definitivo, a laqueadura tubária (muitas vezes chamada de “ligadura das trompas”) pode ser revertida em alguns casos. As tubas uterinas (trompas de Falópio) são canais musculares que ligam a cavidade uterina aos ovários. São elas que captam o óvulo liberado no momento da ovulação e é no interior delas que o espermatozoide encontra o óvulo para fertilizá-lo. Evidentemente, se o trajeto está obstruído, este encontro não ocorre e a mulher não engravida. No entanto, dependendo do local da trompa em que a cirurgia foi realizada, bem como da técnica empregada, é possível conectar novamente as extremidades deste “tubo”, permitindo que o encontro óvulo-espermatozoide volte a ocorrer. Alguns fatores, no entanto, devem ser considerados antes de se tentar a reversão da laqueadura:

Idade da mulher: dependendo da idade, o tempo de espera para se verificar a eficácia da cirurgia pode levar à redução ainda maior das taxas de sucesso com fertilização in vitro, caso ela seja necessária
Necessidade de utilização de método contraceptivo após o parto, caso não haja desejo de ter mais de um filho (lembrando que mulheres laqueadas costumam já ter dois ou mais filhos).
A realização da cirurgia não garante que as trompas ficarão pérvias novamente e que a gravidez ocorrerá de forma espontânea. Em caso de insucesso, haverá necessidade de fertilização in vitro (que é o tratamento de escolha caso não seja optado pela tentativa de reversão da laqueadura).
Como possível vantagem, destaca-se o fato de que o casal será exposto à chance de gravidez ao longo muitos ciclos (caso a cirurgia seja bem-sucedida) e não somente naquele com fertilização in vitro e transferência de embrião.

Perguntas Frequentes

Confira abaixo algumas das principais dúvidas e perguntas que os nossos pacientes fazem:

Quais os principais exames para saber se sou infértil?

Saiba mais

Como funciona e como calcular período fértil de uma mulher?

Saiba mais

o que é a síndrome dos ovários policísticos?

Saiba mais
Veja as perguntas mais comuns

Central Educativa

Veja nossos artigos e materiais educativos sobre fertilidade e tópicos relacionados à reprodução humana.

Ver mais

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar