Reprodução assistida: quando o tratamento é indicado?

A infertilidade afeta a vida de homens e mulheres que desejam ter um filho. Mas, na medicina reprodutiva é possível encontrar opções realmente seguras e eficazes para que casais heterosexuais, homoafetivos e pessoas solteiras possam realizar esse sonho.

 

No entanto, a infertilidade pode estar relacionada a diferentes causas e, por esse motivo, é importante entender quando técnicas de reprodução assistida são indicadas e úteis para ajudar casais inférteis a terem um filho. Se você está iniciando ou pretende iniciar o tratamento, confira mais informações neste post.

 

O que é e quais as técnicas de reprodução assistida?

 

No Brasil, a infertilidade pode acometer de 10 a 15% dos casais. Dentre eles, 40% por fatores masculinos, 40% por fatores femininos e 20% por associação dos dois fatores. Portanto, causas masculinas e femininas mostram-se de igual importância na investigação do casal infértil.

 

Neste contexto, existe a reprodução assistida, um conjunto de técnicas promovidas por médicos especializados em reprodução humana e infertilidade. O objetivo é viabilizar a gravidez para casais e pessoas solteiras com alguma dificuldade para engravidar.

 

Coito programado

 

O coito programado é uma técnica de baixa complexidade e consiste na relação sexual programada no período ovulatório da mulher. Nesta técnica, podemos usar ou não indutores ovulatórios, com  acompanhamento ultrassonográfico obrigatório para monitorar o crescimento folicular nos ovários, desencadear a ovulação e orientar a relação sexual no período mais adequado.

 

Inseminação intrauterina

 

Conhecida como inseminação artificial, também é uma técnica de baixa complexidade. Nesta técnica, o semên é processado e introduzido na cavidade uterina após a ovulação. Em geral, também usamos indutores ovulatórios (medicação oral ou injetável), desencadeamos a ovulação e iseminamos em torno de 36 horas depois.

 

A inseminação seminal é realizada com a paciente em posição ginecológica, sem sedação: utilizando um cateter fino, colocado pelo orifício interno do útero, “lavamos” a cavidade do endométrio (camada interna do útero) com o semên pré-processado.

 

Fertilização in vitro

 

Técnica de alta complexidade em que há estimulação ovariana e aspiração dos óvulos, que são fertilizados pelos espermatozoides “in vitro”, em laboratório especializado. Formam-se então os embriões que serão transferidos para dentro da cavidade uterina em etapa posterior.

 

Mas, quando a reprodução assistida é indicada?

 

É muito importante informar que técnicas de reprodução assistida podem ser indicadas e utilizadas para casais heterosexuais, casais homoafetivos e homens ou mulheres sem parceiro que desejam ter um filho por produção independente.

 

De modo geral, existem alguns fatores específicos que causam infertilidade e levam pacientes a buscarem ajuda com um médico especialista em medicina reprodutiva. Dentre eles podemos citar:

  • endometriose;
  • miomas;
  • adenomiose;
  • pólipos e sinéquias;
  • disfunção erétil;
  • Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • alterações na qualidade do sêmen;
  • azoospermia (ausência de espermatozoides);
  • processos infecciosos ou hemorrágicos no abdômen.

 

Sendo assim, para determinar qual técnica de reprodução assistida é adequada para o seu caso, saiba que é essencial fazer uma investigação completa sobre as causas da infertilidade.

 

A clínica Viventre é especializada em Infertilidade e Reprodução Humana e reúne profissionais experientes na área. Agende uma consulta e faça uma avaliação completa.

Dra. Paula Marin

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar