Reprodução assistida: Alternativas e possibilidades para a construção de famílias LGBTQ+

Os casais LGBTQ+ podem realizar o sonho de construir uma família com técnicas de  reprodução assistida, o que confere a todos a possibilidade de terem filhos biológicos. 

 

As possibilidades mais indicadas e com maiores taxas de sucesso são óvulos de doadora e útero de substituição (no caso dos homens), e sêmen de doador (no caso de mulheres). Sendo assim, casais LGBTQ+ devem procurar especialistas em reprodução humana, realizar investigação completa e encontrar o tratamento mais adequado de acordo com as possibilidades reprodutivas do casal.

 

Quais são as alternativas de reprodução assistida para casais LGBTQ+?

 

Casais masculinos

 

No caso de homoafetivos masculinos, o tratamento de escolha é o de Fertilização in Vitro (FIV). O primeiro passo é achar uma doadora de útero. Carinhosamente chamado de barriga solidária, o Útero de Substituição é um dos tratamentos indicados para casais masculinos. Neste caso, a doadora temporária que deve conceder o útero para receber a implantação do embrião precisa pertencer à família do casal. A ligação familiar pode chegar até o quarto grau: mãe, irmã, avó, tia e prima.

 

Para esse procedimento, os óvulos devem ser coletados através de ovodoação anônima, realizada em clínicas especializadas em reprodução humana. Apesar da doação de óvulos ser anônima, o casal LGBTQ+  poderá ter acesso às informações a respeito da mulher doadora, embora não possa ver fotos. Além disso, é importante lembrar que as características físicas da  doadora, em geral, seguem “padrões” parecidos com a  do casal, ou pelo menos as características desejadas por eles.

 

Para as etapas de útero de substituição, o casal será avaliado pela equipe médica, que vai determinar qual dos parceiros (um deles ou ambos) possui melhor qualidade seminal para o tratamento de Fertilização in Vitro. O material biológico do sêmen será coletado de um dos homens para as etapas de fertilização do óvulo em laboratório. Na próxima etapa, o embrião será transferido e implantado no útero da doadora.

 

Casais Femininos

Para casais homoafetivos femininos, há duas opções de tratamento: FIV ou Inseminação Intrauterina. Dentre elas, a FIV tem maiores chances de sucesso. O primeiro passo é o casal passar por uma investigação completa e decidir quem vai doar os óvulos e quem vai gestar. A depender do resultado da investigação, a mesma mulher pode doar os óvulos e gestar, sem nenhum problema. O segundo passo é adquirir um sêmen de doador, que nesse caso também é anônimo, assim como ocorre com as doadoras de óvulos. 

 

Novamente, todas essas orientações são guiadas por equipe médica especializada a fim de possibilitar condições adequadas para o casal LGBTQ+.

 

Depois da etapa de avaliação, há a escolha do tratamento. Para a inseminação artificial, o semên adquirido será colocado no útero de uma das mulheres, com estimulação ovariana prévia. Claro que, nessa opção, as trompas devem ser saudáveis.

 

Outra alternativa muito procurada também por casais femininos é a FIV. Neste caso, há estimulação ovariana e captação dos óvulos em uma das mulheres, fertilização dos óvulos pelo sêmen escolhido e formação de embriões em laboratório e posterior transferência do embrião para o útero do mesmo cônjuge ou da parceira.


Se o desejo do casal for que uma delas doe os óvulos e a outra engravide, então o método indicado é a fertilização in vitro, já que os óvulos serão coletados de uma paciente e transferidos para a cavidade uterina da outra parceira do casal. Nesse tipo de tratamento, o material biológico masculino deve também ser coletado em bancos de doadores anônimos.

 

Está em busca de tratamentos de reprodução assistida para casais LGBTQ+?

O avanço científico na medicina reprodutiva proporciona diversas alternativas para casais LGBTQ+ que desejam realizar o sonho de construir uma família. O acompanhamento médico especializado em Clínicas de Reprodução Humana Assistida possibilita a realização de exames para determinar o potencial de fertilidade do casal e a escolha de tratamentos mais adequados para cada paciente.

Entre em contato conosco e agende sua consulta para tirar todas as dúvidas com a equipe médica especializada em tratamentos de reprodução humana assistida.

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar