Quanto custa uma fertilização in vitro?

Uma das questões mais importantes para quem decide realizar tratamentos de reprodução assistida é a parte financeira do procedimento: quanto custa uma fertilização in vitro (FIV)?

 

A resposta para essa pergunta pode variar muito. O custo  da FIV inclui os honorários médicos, medicamentos utilizados, materiais e insumos do laboratório, e tecnologias utilizadas no tratamento, que podem influenciar diretamente nas taxas de sucesso. Continue a leitura e confira cada um dos passos do tratamento e como eles influenciam no custo da FIV!

 

Estimulação controlada dos ovários

O primeiro passo da fertilização in vitro é a estimulação do crescimento de vários folículos, que é realizada por meio da administração de hormônios na mulher. Esse procedimento é acompanhado por ultrassonografia e exames de sangue para monitorar a evolução da estimulação. Quando os folículos atingem o tamanho ideal, de acordo com a avaliação médica, a paciente passa a receber outro hormônio para induzir o amadurecimento dos óvulos, passo necessário antes da coleta. O objetivo na aspiração folicular é a captura de óvulos maduros a serem fertilizados, aumentando a taxa de sucesso da fertilização. Os hormônios utilizados nesse tratamento têm valores relativamente elevados, e influencia significativamente em quanto custará a fertilização in vitro.

 

Retirada dos óvulos

O médico realiza a captação dos óvulos com a paciente em posição ginecológica, e com ajuda de uma agulha a aspira o líquido folicular, guiado por ultrassom transvaginal. A Aspiração folicular é realizada em ambiente cirúrgico com a paciente sob anestesia por sedação. Por conta do uso do exame de imagem, o processo de aspiração folicular torna-se mais rápido e seguro, já que o especialista consegue identificar com maior precisão o local exato da coleta dos óvulos.

Assim, no custo da FIV também está incluso os materiais cirúrgicos, bem como o valor gasto com o anestesista. 

 

Obtenção dos espermatozóides

Logo após a realização da aspiração folicular, o parceiro faz a coleta de sêmen por masturbação. Caso o paciente não tenha espermatozóides no sêmen coletado, eles podem ser retirados diretamente do testículo ou do epidídimo por meio de um procedimento realizado pelo médico.

Somente em alguns casos é necessário usar um banco de sêmen para obtenção dos espermatozóides.

 

Fertilização em laboratório

A fertilização em laboratório pode ser feita utilizando duas técnicas diferentes. Na primeira, é realizado o cultivo das células germinativas masculina e feminina por um determinado período de tempo, e “naturalmente” o espermatozóide fecunda o óvulo. Essa é a chamada FIV clássica.

 

Na segunda técnica, realiza-se a injeção intracitoplasmática de espermatozóides (ICSI). Nesse procedimento, os espermatozóides são injetados no interior de cada óvulo, com o uso de um micromanipulador acoplado a um microscópio de grande aumento. Essa técnica permite uma taxa de fertilização maior, com obtenção de maior número de embriões de boa qualidade (é a técnica utilizada atualmente nos laboratórios parceiros da Viventre). 

 

Avaliação de desempenho dos embriões

No dia seguinte à ICSI, é feita a avaliação para confirmar se a fertilização ocorreu com sucesso. Os embriões que fertilizaram terão seu desenvolvimento acompanhado durante os diferentes estágios embrionários, até a seleção para transferência ao útero, que pode ser realizada quando os embriões têm de 3 a 6 dias de desenvolvimento. 

A decisão sobre o melhor momento dependerá de cada paciente, conforme a avaliação do médico especialista que acompanha o tratamento.

 

Transferência para o útero

A transferência para o útero só é realizada após análise e seleção dos embriões fertilizados. Então, é feito o procedimento de transferência embrionária: o médico especialista deposita os embriões selecionados no endométrio, utilizando um cateter, que segue até o útero guiado por um aparelho de ultrassom.

 

Congelamento de embriões ou óvulos 

Devido à hiperestimulação ovariana e riscos da Síndrome de Hiperestímulo Ovariano, às vezes é necessário o congelamento de óvulo e/ou embriões excedentes. Este material é congelado, em um procedimento denominado criopreservação, para que o casal possa fazer uma segunda tentativa ou mesmo para que possam optar por uma nova fertilização no futuro. 

 

Tanto o procedimento de criopreservação, quanto o armazenamento dos embriões e óvulos congelados acabam por agregar no custo final da fertilização in vitro.

 

É importante lembrar que o grau de sucesso de cada um dos procedimentos aumenta, consideravelmente, se esses forem realizados com o auxílio de tecnologia de ponta, como incubadoras modernas, aparelhos de ultrassonografia, hormônios estimulantes e profissionais altamente treinados e especializados

 

Assim, ao se perguntar quanto custa a fertilização in vitro, os interessados devem analisar também a qualidade do tratamento que estão buscando. Somente o médico especialista  é capaz de determinar o melhor procedimento para cada paciente e tirar todas as dúvidas, inclusive sobre o valor da fertilização.

 

Quer saber mais sobre a FIV? Acesse nossa Central Educativa e confira outros conteúdos relacionados ao assunto.

GINECOLOGIA E OBSTETRICIA em Clinica Viventre
CRM: 90.873

Formado pela Faculdade de Medicina da USP e com Residência Médica no Serviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Clínicas da USP, Dr. Sergio desempenhou papel importante como Médico Preceptor da Clínica Ginecológica do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital das Clínicas.
É Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e certificado pelo CETRUS – Centro de Treinamento em Ultrassonografia de São Paulo em Ultra-sonografia em Ginecologia e Obstetrícia e Ultrassonografia transvaginal.

Membro do American Society for Reproductive Medicine (ASRM) e do European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE).
Especial área de interesse em imunologia reprodutiva e abortamento de repetição.

Especialidades:
TÍTULOS DE ESPECIALISTA
Ginecologia e Obstetrícia
Reprodução Humana
Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa
ÁREAS DE INTERESSE
Aspectos imunológicos e genéticos do processo reprodutivo
Abortamento de Repetição
Preservação da Fertilidade
Dr. Sergio Gonçalves
Últimos posts por Dr. Sergio Gonçalves (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar