Como saber qual médico procurar quando se quer engravidar?

O sonho de gerar um bebê é compartilhado por inúmeras famílias, mas o caminho até segurar a criança nos braços nem sempre ocorre naturalmente para muitos casais. Se vocês também estão com dificuldades para engravidar, a boa notícia é que a ciência não para de se desenvolver e, atualmente, existem técnicas capazes de contornar os problemas e tornar esse sonho uma realidade. Neste artigo, traremos as principais informações sobre qual médico procurar quando se quer engravidar e qual o momento ideal para buscar ajuda. Vamos lá?

 

Qual médico procurar quando se quer engravidar?

Se você está tentando engravidar por vários meses sem resultados positivos, provavelmente já cogitou marcar uma consulta com um especialista em infertilidade. Sem ajuda profissional, raramente o casal consegue identificar um problema biológico que dificulta o processo, ou se existem outros motivos que justificam os obstáculos para engravidar, como as barreiras psicológicas.

 

Uma série de fatores devem ser levados em consideração para determinar se um casal precisa de ajuda para aumentar as chances de concepção e gestação de um bebê. Alguns sinais devem ser observados tanto pelo homem quanto pela mulher e podem indicar a necessidade de uma consulta com um especialista em reprodução assistida.

 

Vale lembrar que esse ramo da medicina é composto por ginecologistas e obstetras com treinamento avançado e especialização em técnicas e soluções para problemas de infertilidade humana. Por isso, é altamente recomendado o suporte e orientação de médicos especializados, com experiência e capazes de se aproximar do casal para superar a dificuldade. O atendimento humanizado, nesses casos, costuma fazer toda a diferença.

 

Médicos especialistas em infertilidade

Um médico especialista em reprodução humana possui uma formação mais aprofundada do que um ginecologista geral. Além de possuir conhecimentos sobre ginecologia geral e endocrinologia, ele também está apto a aplicar técnicas de reprodução assistida, como a inseminação intrauterina e a fertilização in vitro (FIV), que são as técnicas mais avançadas da área.

 

Esse profissional também possui conhecimentos sobre o sistema reprodutor masculino e deve levar em consideração o histórico dos casais que buscam orientação e atendimento para engravidar.

 

Nos casos em que a família apresenta histórico de problemas com fertilidade, um especialista em genética também pode ser consultado. Essa especialidade analisa disfunções cromossômicas, genéticas e procura orientar os casais para que possam obter uma gestação mais segura tanto para as mamães quanto para os bebês.

 

Como não são apenas as mulheres que sofrem com a infertilidade, é muito importante que o casal esteja disposto a procurar a ajuda de um urologista, profissional que pode identificar alterações anatômicas, infecções no trato reprodutor masculino e distúrbios hormonais.

 

Agora que trouxemos informações sobre como saber qual médico procurar para engravidar, é hora de saber qual o momento ideal para procurar ajuda. Assim, você e seu companheiro podem seguir adiante com os planos de gerar um bebê.

 

Quando procurar a ajuda de um especialista?

De forma resumida, define-se infertilidade como a ausência de gestação após um ano de tentativas sem o uso de nenhum método contraceptivo.

 

Mulheres acima dos 35 anos, entretanto, devem iniciar a investigação com um especialista após seis meses de tentativas e mulheres com 40 anos ou mais devem iniciar os cuidados imediatamente.

 

Essa é a recomendação básica a todos os casais que não têm histórico de infertilidade e outros problemas no sistema reprodutor. O prazo de espera é justificado devido às dificuldades naturais da concepção: há aproximadamente 20% de chances de a mulher engravidar a cada ciclo, se houver relações sexuais nos dias férteis e de forma regular.

 

Desconsiderando a idade da mulher, em outros casos, é recomendado que se antecipe a consulta com um especialista após seis meses de tentativas, como nos casos de:

  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Infecções;
  • Endometriose;
  • Cirurgias Ginecológicas;
  • Menstruação Irregular;
  • Diabetes;
  • Histórico de Infertilidade na Família
  • Baixa produção de espermatozóides

 

--

E então, o que achou da leitura? Agora você sabe qual médico procurar quando se quer engravidar e o momento ideal para isso. Nós da Viventre também podemos ajudar a encontrar as dificuldades e solucioná-las.

 

GINECOLOGIA E OBSTETRICIA em Clinica Viventre
Formado pela faculdade de medicina da USP, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também foi médico preceptor da disciplina de Ginecologia.

É especialista em Reprodução Humana e médico colaborador do Centro de Reprodução Humana “Governador Mário Covas ” do HCFMUSP e faz parte da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE).

Especialidades:
- Mioma e Infertilidade
- Endometriose e Infertilidade
- Fatores Tubários
- Fatores Uterinos
- Endocrinopatias e Infertilidade
- Síndrome dos ovários Policísticos
- Abortamento de Repetição
- FIV e Casais Homo afetivos
Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar