Qual a diferença entre infertilidade e esterilidade?

A diferença entre infertilidade e esterilidade é uma dúvida bastante comum nos consultórios médicos. Casais que enfrentam dificuldades para engravidar podem encontrar nas clínicas de reprodução assistida os esclarecimentos necessários sobre as principais diferenças entre os diagnósticos, já que eles são confundidos como sinônimos diversas vezes. Como resultado do acompanhamento especializado, pacientes e equipe médica podem definir os melhores métodos de tratamento para engravidar.

 

Infertilidade e Esterilidade: entenda as diferenças entre os diagnósticos

 

A infertilidade é considerada como diagnóstico após o casal manter tentativas de gravidez durante o período de 12 meses com vida sexual ativa, sem o uso de métodos contraceptivos. Indicadores da Organização Mundial da Saúde estimam que cerca de 15% da população mundial tem dificuldades para engravidar, sendo que metade dos casais provavelmente vai precisar buscar ajuda especializada em técnicas de reprodução assistida

 

A infertilidade do casal pode ocorrer por diversos motivos, como alterações nos órgãos reprodutores e distúrbios hormonais em um dos pacientes ou em ambos. No entanto, o acompanhamento médico especializado pode ajudar a contornar os casos de infertilidade. 

 

A infertilidade do casal pode ser explicada por diversos motivos. 40% são por fatores masculinos, 40% por fatores femininos e em 20% existe associação entre causas masculinas e femininas.

 

Causas da Esterilidade: tire suas dúvidas

 

O conceito de esterilidade está associado à capacidade quase inexistente de o casal engravidar naturalmente. Nesses casos, as chances são mínimas independentemente dos pacientes apresentarem hábitos saudáveis e tentarem a gravidez natural ao longo de 12 meses.

 

Portanto, as causas de esterilidade podem ser atribuídas a problemas no sistema reprodutor do casal ou a métodos contraceptivos definitivos. Muitos homens podem ser diagnosticados com produção deficitária de espermatozoides, enquanto as mulheres podem apresentar patologias congênitas ou malformações, por exemplo.

 

Como exemplos de métodos contraceptivos definitivos temos a vasectomia (masculino) e laqueadura tubária (feminino).

 

Quais são os Tratamentos para Infertilidade ou Esterilidade de Casais?

 

Com a análise clínica especializada, a equipe médica pode solicitar exames para a avaliação do potencial reprodutivo dos pacientes. A identificação de possíveis alterações ou patologias vai direcionar o tratamento para infertilidade ou esterilidade conforme as necessidades de cada paciente. 

 

Tanto nos casos de infertilidade ou esterilidade, a medicina reprodutiva tem evoluído com procedimentos específicos para cada diagnóstico. Hoje em dia são diversos os tratamentos para reprodução assistida recomendados para homens e mulheres. Dentre as principais técnicas estão:

 

 

Técnicas de Reprodução Assistida para Esterilidade

 

Os pacientes com o diagnóstico de esterilidade devem realizar o procedimento de fertilização in vitro em conjunto com outras técnicas para garantir maiores chances de sucesso nos tratamentos de reprodução assistida.

 

  • Doação de óvulos
  • Doação de sêmen
  • Reversão da Vasectomia
  • Reversão da Laqueadura Tubária
  • Punção de Epidídimo para captação de espermatozoides
  • Transferência de embriões 

 

Ficou com dúvidas? Entre em contato para agendar sua consulta

 

Como apresentado no artigo, pacientes homens e mulheres que desejam realizar o sonho de engravidar precisam buscar atendimento médico especializado para uma avaliação clínica adequada. O diagnóstico para casos de infertilidade ou esterilidade deve ser realizado o mais breve possível. Sendo assim, as chances de gestação tendem a aumentar consideravelmente.

 

Entre em contato com a nossa equipe para agendar sua consulta com os especialistas da Viventre, clínica referência em reprodução assistida.

Dra. Paula Marin

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar