Produção independente: como funciona a gravidez monoparental?

Se você sonha em ser mãe ou pai, mas ainda não encontrou um parceiro (a) para dividir a responsabilidade, ou mesmo se deseja encarar o desafio sozinha (o), saiba que a produção independente pode ser um caminho para alcançar esse objetivo.

 

Graças aos avanços da medicina reprodutiva, hoje em dia já é possível ter um filho sozinho (a). No entanto, existem muitas dúvidas sobre como funciona a gravidez monoparental por reprodução assistida.

 

O que é produção independente e quem pode recorrer?

 

Em primeiro lugar, é importante explicar o que significa “produção independente” ou gravidez monoparental, como também é conhecida. 

 

A produção independente possibilita que homens e mulheres consigam realizar sozinhos o sonho de ter um filho, sem ter obrigatoriamente um cônjuge. Em ambos os casos, é preciso recorrer a uma técnica de reprodução assistida, como é o caso da inseminação artificial e da fertilização in vitro.

 

Na medicina reprodutiva, a técnica utilizada para viabilizar a produção independente varia de acordo com a avaliação do especialista, que deve considerar as condições clínicas do paciente (homem ou mulher) e suas preferências.

 

Quais são as técnicas indicadas para uma produção independente?

 

Na produção independente temos uma gravidez monoparental, ou seja, uma gestação com apenas um dos genitores, que pode ser o pai ou a mãe. Esse tipo de gravidez envolve a utilização de gametas doados, sejam os óvulos ou os espermatozoides.

 

A viabilização da produção independente funciona de forma diferente para homens e mulheres. Sendo assim, vamos esclarecer como mulheres e homens solteiros que desejam ter um filho podem realizar esse sonho através de tratamentos de reprodução assistida.

 

Mulheres solteiras que desejam ser mães

 

De modo geral, o especialista pode indicar a inseminação artificial ou inseminação intrauterina (o sêmen processado é colocado no útero após a ovulação), ou a fertilização in vitro (a produção do embrião é feita em laboratório).

 

Antes de indicar a técnica mais adequada, o médico especialista em reprodução assistida deve avaliar:

  • as condições das trompas e
  • a qualidade do sêmen do doador.

 

Para que a produção independente seja bem-sucedida, as trompas devem ser pérvias. Da mesma forma, a qualidade da amostra de sêmen do doador é fundamental, pois em alguns casos a concentração e a motilidade dos espermatozoides inviabilizam ou diminuem as chances de sucesso do tratamento. 

 

Produção independente para homens

 

No caso da produção independente para homens, além de um óvulo doado, é fundamental uma “barriga solidária” ou uma "doadora de útero”. Esse tipo de tratamento também é conhecido como útero de substituição.

 

Para que isso seja possível, é preciso buscar uma mulher com parentesco de até quarto grau, que será responsável pela geração do bebê, mas sem direitos ou deveres em relação ao bebê após o nascimento.

 

Em ambos os casos, seja para a produção independente feminina ou para a produção independente masculina, a FIV é uma das técnicas de reprodução assistida mais utilizadas. 

 

Como funciona a FIV na produção independente?

 

Afinal: como funciona a fertilização in vitro na produção independente? Nesse caso, a FIV acontece por meio da doação de espermatozóides ou óvulos. Após a fertilização realizada no laboratório, o embrião é transferido para o útero da mãe ou da barriga solidária.

 

Todas essas técnicas seguem as normas do Conselho Federal de Medicina.

 

É importante lembrar que qualquer tratamento de reprodução assistida depende de uma série de fatores que devem ser avaliados individualmente. Por esse motivo, é fundamental consultar um especialista para obter esclarecimentos sobre o tema.

 

Ainda tem dúvidas sobre produção independente e gravidez monoparental? Agende uma consulta e conheça suas possibilidades.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar