Preservação da fertilidade: o que é e qual a importância?

A fertilidade é a capacidade natural que homens e mulheres possuem de produzir, respectivamente, espermatozoides e óvulos para que da relação sexual resulte uma gestação. No entanto, vários fatores influenciam essa aptidão e podem dificultar a gravidez.

 

Por essa razão, muitas mulheres e homens que desejam ter filhos no futuro ou estão prestes a iniciar um tratamento oncológico, acabam buscando alternativas que possibilitem a preservação da fertilidade. Mas, você sabe o que é e qual a importância dessa técnica? 

 

Reserva ovariana, tratamentos oncológicos e preservação da fertilidade

 

Para que um casal consiga gerar filhos naturalmente, é necessário que tanto o homem quanto a mulher tenham um bom funcionamento do sistema reprodutor. Isso quer dizer que a mulher deve ter trompas, útero e ovários funcionais, ciclos menstruais normais e níveis hormonais equilibrados.

 

Já no homem, a capacidade reprodutiva está relacionada à produção de espermatozoides em forma, qualidade e quantidade adequadas, e a ausência de problemas de ejaculação. Em ambos os casos, fatores internos e externos podem prejudicar a fertilidade.

 

Reserva ovariana

 

Ao contrário dos homens e dos espermatozoides, as mulheres já nascem com a quantidade exata de óvulos que serão liberados durante sua vida até a menopausa. A grande questão é que essa quantidade não se renova quando a gravidez não acontece.

 

Sendo assim, nos casos de mulheres que desejam ter filhos mais tarde, a reserva ovariana é um fator fundamental para que uma gravidez com o próprio material biológico da mãe aconteça.

 

Tratamentos oncológicos

 

Além da reserva ovariana e da idade da mulher, tratamentos oncológicos podem prejudicar tanto a fertilidade feminina quanto a fertilidade masculina. Afinal, quimioterapia e radioterapia, por exemplo, destroem as células doentes, mas também as saudáveis.

 

Outros tipos de tratamentos médicos, como a remoção da próstata e de órgãos reprodutores, como útero, trompas e ovários, também podem acabar com a capacidade reprodutiva de homens e mulheres que desejam ter filhos futuramente. 

 

O que é e como funciona a preservação da fertilidade?

 

A preservação da fertilidade consiste em manter congelados os óvulos e/ou espermatozoides para que sejam utilizados futuramente na produção do embrião e, posteriormente, na transferência para o útero com o objetivo de originar uma gravidez.

 

fertilidade

 

Neste sentido, é possível dizer que existem dois tipos de preservação da fertilidade: a preservação da fertilidade oncológica e a preservação da fertilidade social. A seguir, vamos esclarecer melhor as diferenças entre eles.

 

Preservação da fertilidade oncológica

 

Os tratamentos oncológicos agem nas células cancerosas, mas também afetam os ovários e os testículos, diminuindo a qualidade dos gametas. A preservação da fertilidade oncológica é indicada para pacientes em idade fértil que desejam ter filhos após o tratamento.

 

Preservação da fertilidade social

 

Já a preservação da fertilidade social é indicada para pessoas que desejam adiar os planos de gravidez, por motivos pessoais ou profissionais. É a opção para homens e mulheres que pretendem ter um filho biológico independente da idade. 

 

Em ambos os casos, a preservação dos gametas femininos e/ou masculinos é realizada através da coleta dos óvulos e/ou espermatozoides e congelamento do material. No caso dos óvulos, é necessário realizar uma estimulação ovariana para obtermos o maior número de óvulos possível e assim aumentar a chance de sucesso. 

 

Quanto mais jovem for a mulher, maior a taxa de gravidez. A partir dos 35 anos existe uma queda maior da quantidade e qualidade de óvulos, por isso essa é uma idade de atenção.

 

Dúvidas sobre fertilidade? Conte com a Viventre

 

A equipe da Viventre é formada por médicos especialistas em fertilidade, reprodução assistidapreservação da fertilidade. Para mais informações, agende uma consulta e faça uma avaliação completa e individualizada.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar