Pólipo uterino: o que é e como é feito o tratamento

O pólipo uterino é um problema que traz preocupações para as mulheres em idade fértil. Isso acontece porque a localização desse pólipo pode causar dificuldades para a mulher engravidar, além de fluxo menstrual intenso e sangramentos fora do período menstrual. 

 

Apesar de não ter sua causa claramente definida, na maioria dos casos tem origem benigna. No entanto, ter um diagnóstico precoce e iniciar o quanto antes o tratamento adequado são fatores fundamentais para eliminar os sintomas e recuperar a saúde da mulher. 

 

Afinal, o que são os pólipos uterinos? 

 

O pólipo uterino surge quando ocorre um crescimento anormal e desordenado de células na parede interna do útero, chamada de endométrio. A condição provoca lesões semelhantes a verrugas e pode ser causada por alterações hormonais, influência genética e lesões uterinas preexistentes. 

 

Em relação aos tipos de pólipos uterinos, é possível classificá-los em endometrial (crescimento excessivo de células no endométrio) e endocervical (crescimento das células na parte interna do colo do útero). 

 

O que o pólipo pode causar? 

 

Muitas pessoas se perguntam se quem tem pólipo sente dor. Embora seja pouco comum, pode acontecer dependendo da localização do pólipo. Além disso, muitas se questionam se o pólipo uterino sangra. Na realidade, um dos principais sintomas é o fluxo mais intenso da menstruação ou sangramento irregular

 

Em geral, os sintomas indicativos da presença de um ou mais pólipos uterinos são:

 

  • sangramento vaginal irregular;
  • fluxo menstrual intenso;
  • sangramento vaginal entre os ciclos menstruais;
  • sangramento vaginal após a relação sexual;
  • sangramento no período pós-menopausa.

 

A grande questão é que muitas mulheres acabam não percebendo esses sintomas ou podem ser assintomáticas. Em muitos casos, apenas quando enfrentam dificuldades para engravidar é que as pacientes buscam ajuda médica e são diagnosticadas. 

 

Pólipo no útero durante a gravidez

 

A presença de pólipos uterinos pode estar associada a casos de infertilidade. A lesão pode dificultar a fixação do embrião no endométrio e sem a fixação correta do embrião a gestação não tem como prosseguir. 

 

Apesar disso, a interferência do pólipo uterino na gravidez deve levar em conta fatores como seu tamanho e localização. De toda forma, o ideal é que seja detectado rapidamente para que a paciente dê início ao tratamento o quanto antes. 

 

Principais tratamentos para pólipo uterino

 

O pólipo uterino pode ser diagnosticado por um exame de imagem simples, como uma ultrassonografia transvaginal, mesmo que a mulher não apresente sintomas. Por essa razão, é fundamental manter um acompanhamento periódico com o ginecologista. O exame confirmatório é a histeroscopia diagnóstica. Exame em que é introduzida uma câmera pelo colo do útero e realizada a visualização direta da lesão.

 

Após a confirmação, é importante ser feita a retirada de pólipos no útero. O tratamento clínico não é indicado para mulheres que desejam engravidar, por isso é recomendada a retirada cirúrgica da lesão, que pode ser realizada via histeroscopia cirúrgica

 

 

Para as mulheres que estão na pós-menopausa e nos casos de mulheres com pólipos recorrentes que não pretendem ter mais filhos, uma alternativa é a retirada do útero para evitar novos pólipos e até uma complicação mais grave, como o desenvolvimento de um tumor maligno. 

 

Todas essas questões devem ser discutidas individualmente entre médico e paciente. Não deixe sua saúde de lado. Agende uma consulta e fale com um especialista!

Dra. Paula Marin

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar