O que é climatério e qual a relação com a fertilidade?

O climatério é um termo médico utilizado para definir o período de transição da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva da mulher. Durante o climatério, o esgotamento da reserva ovariana faz com que a mulher menstrue pela última vez: é a menopausa, definida como a última menstruação que antecede um período de pelo menos um ano sem menstruar novamente. 

 

Acontece que, hoje em dia, muitas mulheres acabam deixando para engravidar mais tarde, o que resulta em uma dúvida frequente sobre a relação entre climatério e fertilidade: afinal, a mulher no climatério pode engravidar?

 

 

O que é climatério e quais os sintomas?

 

O climatério é causado pela diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários e corresponde ao período de transição da fase fértil para a fase não fértil, ou seja, quando não ocorre mais a produção de óvulos. A queda da função ovariana pode levar a vários sintomas característicos desta fase, e que podem prejudicar a qualidade de vida da mulher, tais como:

  • irregularidades no ciclo menstrual;
  • ondas de calor;
  • sudorese excessiva;
  • perda ou diminuição da libido;
  • secura vaginal;
  • ansiedade e depressão;
  • variações de humor;
  • problemas com o sono;
  • aumento da porosidade dos ossos.

 

 

Quando começa o climatério e quanto tempo dura?

 

Em geral, os primeiros sinais característicos do climatério (pré-menopausa) têm início por volta dos 35 aos 45 anos. Já a menopausa pode ocorrer entre os 45 e 55 anos, quando os sinais mais clássicos, como as famosas “ondas de calor”, se intensificam. 

 

 

O que tomar no climatério e como aliviar os sintomas?

 

Durante o climatério, cada mulher responde de maneira diferente aos sintomas e às mudanças hormonais comuns nesse período. Por este motivo, o tratamento pode variar de acordo com o quadro clínico apresentado. Em alguns casos, pode ser indicada a reposição hormonal de estrogênio.

 

 

Fases do climatério

 

De modo geral, é possível identificar três fases do climatério: a pré-menopausa (perimenoupausa), a menopausa e a pós-menopausa.

 

A perimenopausa é o início de tudo e é marcada pela queda gradual do estrogênio, resultando em mudanças endocrinológicas, biológicas e clínicas. A menopausa, por sua vez, é o nome dado para a última menstruação dentro de um período de 12 meses.

 

Por fim, temos a chamada pós-menopausa, que engloba todo o período após a última menstruação e que marca o fim da capacidade reprodutiva da mulher.

 

 

Qual a diferença entre climatério e menopausa?

 

Esta é uma dúvida muito frequente. Por este motivo, reforçamos aqui as definições:

 

O climatério é o período de transição no qual a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não reprodutiva. 

 

menopausa é o nome dado para a última menstruação da vida de uma mulher. Sendo assim, a fase na qual a mulher não menstrua mais deve ser chamada de pós-menopausa e não menopausa, como se costuma ouvir.

 

 

É possível engravidar durante o climatério?

 

Muitas mulheres ficam em dúvida, mas é possível engravidar no climatério, pois durante esse período a ovulação ainda ocorre, ainda que de forma irregular. No entanto, as chances de uma gravidez natural são menores entre mulheres mais velhas.

 

Isso ocorre porque a fertilidade da mulher vai caindo ao longo dos anos e diminui ainda mais durante o climatério. Apesar disso, é importante consultar um médico para avaliar quais são as possibilidades de uma gravidez nessa etapa da vida.

 

Nos casos em que a gravidez natural não é mais possível ou parece ser pouco provável, a paciente pode ser submetida a um tratamento de reprodução assistida. Fale com um especialista e tire suas dúvidas!

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar