R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP
R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP
Leiomioma ou, mais popularmente, mioma, é uma neoplasia (tumor) benigna de células de músculo liso uterino que se chama miométrio (camada muscular do útero). Muitas mulheres ficam apavoradas quando descobrem que têm mioma, mas vale ressaltar que se trata de um tumor benigno, que tem uma chance muito baixa (0,3-0,5%) de se transformar em tumor maligno.
São os tumores mais comuns do trato genital feminino e acometem cerca de 20-40% das mulheres em idade reprodutiva, sendo que a grande maioria das mulheres com mioma é assintomática.
A causa dos miomas ainda não é totalmente conhecida. Sabe-se que é um tumor hormônio-dependente (estrogênio e progestagênios) e que seu surgimento pode ocorrer após a menarca (primeira menstruação) e perdurar até a menopausa.
É mais comum em mulheres negras, com história familiar (mãe ou irmã) com sobrepeso ou obesidade. A maior taxa de gordura propicia o desenvolvimento de miomas devido à maior produção de estrógeno periférico nas células adiposas. Outros fatores de risco podem ser citados como nuliparidade (nunca ter tido filhos), alimentação rica em carne vermelha, Síndrome dos Ovários Policísticos, Diabetes Mellitus e Hipertensão arterial.
Os sintomas causados pelos miomas estão associados com seu tipo e localização:
É importante lembrar que mulheres portadoras de miomas com aumento do fluxo menstrual também podem desenvolver anemia por deficiência de ferro e alguns tipos de miomas, principalmente o submucoso estão associados com infertilidade.
Como a grande maioria das mulheres com mioma não apresenta sintomas, muitos dos diagnósticos são feitos de forma incidental, de forma ocasional quando o médico levanta o histórico da paciente, faz o exame ginecológico ou pede um ultrassom. Algumas outras pacientes, descobrem o mioma quando estão investigando infertilidade.
Em mulheres sintomáticas o diagnóstico começa com um exame físico ginecológico completo e basicamente exames de imagens como o Ultrassom Pélvico / Transvaginal e Ressonância Magnética de Pelve. A Ressonância é realizada, principalmente, em casos em que a localização dos miomas não foram definidas com exatidão pelo ultrassom e/ou para definir se há compressão de órgão adjacentes.
Em primeiro lugar, mulheres com quaisquer sintomas devem procurar o ginecologista para avaliação completa. Mulheres assintomáticas, a princípio, só precisam de acompanhamento de rotina ginecológica e não necessitam de tratamento. A terapêutica tem por finalidade melhorar cólica menstrual e diminuição do fluxo e período menstrual, aumentando assim a qualidade de vida da mulher. Muito importante também levar-se em conta o futuro reprodutivo da mulher, bem como o simples desejo de manutenção do útero.
O tratamento do mioma pode ser clínico ou cirúrgico.
1. CLÍNICO
2. CIRÚRGICO
Como já dito antes, os principais sintomas causados pelo mioma são aumento do fluxo menstrual e dor pélvica crônica, mas também infertilidade. Dependendo da localização no útero, os miomas também podem ser causa ou não de infertilidade. Hoje sabemos com nível significativo de evidência que os miomas submucosos são causadores de infertilidade e que miomas subserosos, na grande maioria das vezes não atrapalham a gestação. Já os miomas intramurais, precisam de um cuidado especial na avaliação e devem ser analisados a cada caso de forma individual.
Nem todo tipo de mioma precisa ser retirado. Além da localização, o tamanho, o quadro clínico e sintomas da mulher devem ser avaliados. Sabe-se que a miomectomia (retirada de miomas) é necessária em casos de miomas submucosos ou intramurais que abalam a cavidade endometrial (camada interna do útero). É muito importante estudar e analisar cuidadosamente caso a caso antes de conduta terapêutica específica, principalmente em casos de casais com infertilidade.
R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro
Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .
Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.
Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.
Criação de Site:Gostaria de receber uma ligação?