Inseminação Artificial

Na inseminação artificial, os espermatozoides são colocados diretamente no útero da mulher e por isso o método é conhecido por este nome. Esse procedimento é útil pois torna a viagem mais curta para os espermatozoides e permite que somente aqueles com melhor qualidade cheguem à cavidade uterina e entrem na trompa para encontrar o óvulo que deverá ser fecundado. Evidentemente, assim como ocorre para todos os métodos de baixa complexidade, a IIU depende do funcionamento adequado das trompas para que a gravidez ocorra.

Indicações:

O procedimento pode ser usado para muitos tipos de problemas de fertilidade. Em casos que envolvem infertilidade masculina, ela é frequentemente usada quando há uma contagem de espermatozoides baixa ou quando os espermatozoides não são fortes o suficiente para ultrapassar o colo do útero. Também pode ser útil para casais com frequência baixa de atividade sexual ou mesmo para aqueles que não desejam ter relações em dias pré-determinados, como ocorre no coito programado. A inseminação artificial envolve a indução da ovulação e o preparo do sêmen em laboratório.

Como Funciona?

Deve-se iniciar o tratamento nos primeiros dias do ciclo menstrual e a paciente deverá receber medicamentos indutores da ovulação, que promovem o desenvolvimento do folículo (estrutura ovariana com contém o óvulo). Durante o estímulo, são realizados controles de ultrassonografia. Assim que o tamanho ideal do folículo é alcançado, um segundo medicamento (hCG) é aplicado para induzir a maturação e a liberação do óvulo pelo ovário (ovulação) cerca de 36 a 40 horas após. No dia da ovulação, é feita a coleta do sêmen, que será processado no laboratório: é a técnica para concentrar os melhores espermatozoides, que serão introduzidos na cavidade uterina por um fino cateter, num procedimento simples muito parecido com um exame ginecológico de rotina. Duas semanas após, o teste de gravidez indicará se houve sucesso, ou seja, formação e implantação do embrião.

 

Quanto custa uma inseminação artificial e como escolher uma clínica

Quando um casal deseja ter filhos, mas não consegue conceber por vias naturais, é comum que se iniciem as buscas pelas técnicas de reprodução assistida, como a inseminação artificial (IA), por exemplo. Este certamente é um dos métodos mais adotados para que uma mulher consiga engravidar. Contudo, muitas dúvidas podem surgir, inclusive sobre o valor da inseminação artificial e como escolher a clínica certa para realizá-la. Por isso, continue lendo e entenda um pouco mais sobre como funciona este procedimento!

 

O que é inseminação artificial?

O primeiro teste do processo de IA foi feito em 1884 nos Estados Unidos. No Brasil, o procedimento surgiu apenas na década de 1970. Apesar de hoje existirem outras opções, durante muitos anos essa foi a única alternativa de gravidez existente para os casais que apresentavam algum problema de infertilidade, mas que ainda assim queriam ter filhos.

A inseminação artificial é uma técnica em que a fertilização acontece dentro do corpo da mulher, da mesma forma que ocorreria naturalmente depois da relação sexual, não sendo necessária a retirada dos óvulos. Basicamente, o procedimento consiste na injeção de espermatozoides, que são inseridos diretamente na cavidade uterina da mulher no seu período fértil, facilitando o encontro dos gametas e, por consequência, a formação do embrião.

 

Como é realizado o procedimento?

O primeiro passo para a realização da inseminação artificial é a coleta do sêmen do homem por meio da masturbação, o que pode ser feito em casa ou no laboratório. As amostras então serão escolhidas no laboratório, levando em conta a mobilidade e qualidade dos espermatozoides. Assim, retira-se as células imaturas e restos celulares, restando apenas as mais saudáveis. Em alguns casos, se houver a necessidade, o espermatozoide ainda pode ser obtido em um banco de sêmen.

Enquanto isso, para a mulher são receitados medicamentos que estimulam a ovulação nos primeiros dias do ciclo menstrual. Eles podem ser de via oral ou subcutânea, isto é, através de injeções. Durante a indução, é essencial fazer um acompanhamento médico com ultrassonografias seriadas para verificar o crescimento dos folículos, que são as estruturas que abrigam os óvulos.

No momento em que os folículos estiverem prontos, a mulher ingere um medicamento específico que, desta vez, será responsável por estimular a liberação dos óvulos. Deste modo, assim que ela estiver ovulando é realizada a colocação dos espermatozoides no interior do útero. O procedimento, que deve ser feito em uma clínica de reprodução humana, tem um funcionamento parecido com o do exame de Papanicolau. É inserido na vagina da mulher um bico de pato e depois um cateter bem fino, por onde passarão os espermatozoides. Os espermatozoides podem ser inseridos no cérvix no processo chamado inseminação intracervical (IIC), ou ainda mais próximo às trompas, diretamente no útero, na inseminação intrauterina (IIU).

 

Escolhendo a clínica para realizar a inseminação artificial

Quando há necessidade de procurar ajuda para realizar o sonho de ter filhos, deve-se ter muito cuidado para escolher a melhor clínica. É preciso pesquisar bastante antes de tomar uma decisão, buscar referências, depoimentos e também informações sobre os tratamentos para engravidar. Se você ainda tem dúvidas sobre como escolher uma clínica para realizar a inseminação artificial, confira alguns pontos importantes que devem ser analisados:

 

Local

Mesmo que a clínica tenha boas referências e recomendações, é fundamental visitar o estabelecimento para avaliar melhor as suas condições. A infraestrutura do local faz diferença no tratamento, devendo ter um ambiente agradável e confortável. Não esqueça de verificar ainda se a clínica possui laboratório próprio e os equipamentos necessários. Ou, caso não tenha, qual laboratório utiliza para fazer os procedimentos.

Profissionais

Este, sem dúvidas, deve ser um dos pontos mais importantes a serem considerados para escolher uma clínica de reprodução assistida. É essencial que o corpo clínico seja formado por profissionais especializados na área em que atuam, assim contando com uma equipe médica excelente para te acompanhar durante todas as etapas do procedimento. É fundamental que os médicos da clínica tenham experiência comprovada em reprodução assistida. Contudo, além dos médicos especialistas, também é importante avaliar e verificar os outros profissionais técnicos ligados ao processo de inseminação artificial, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, embriologistas, entre outros.

Indicações

Ter a indicação ou opinião de alguém em quem o casal confie é essencial para ajudar a escolher uma clínica. Quando o assunto é inseminação artificial, geralmente o ginecologista, urologista ou outro médico de confiança é a pessoa mais indicada para dar referências sobre locais que prestam bons serviços. Conversar com pessoas que já fizeram o tratamento para verificar as taxas de sucesso e perguntar sobre suas opiniões em relação à clínica também é importante. Caso não conheça ninguém para conversar, busque relatos nas redes sociais, mas lembre-se que isso serve apenas de forma complementar. Assim, a decisão não deve ser baseada somente em tais informações encontradas na internet.

Perguntas Frequentes

Confira abaixo algumas das principais dúvidas e perguntas que os nossos pacientes fazem:

Quais os principais exames para saber se sou infértil?

Saiba mais

Como funciona e como calcular período fértil de uma mulher?

Saiba mais

o que é a síndrome dos ovários policísticos?

Saiba mais
Veja as perguntas mais comuns

Central Educativa

Veja nossos artigos e materiais educativos sobre fertilidade e tópicos relacionados à reprodução humana.

Ver mais

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar