Impactos do câncer de mama para a infertilidade e alternativas para ser mãe

Muita gente sabe que o tratamento contra o câncer de mama é agressivo e pode, muitas vezes afeta  a função ovariana. Consequentemente pode diminuir significativamente as chances de gestação, tornando a  infertilidade feminina uma realidade nesses casos.

Câncer de mama x infertilidade: entenda

O tratamento do câncer de mama muitas requer um tratamento de quimioterapia, e seus efeitos podem afetar a função e a reserva ovariana, bem como a qualidade dos óvulos. As mulheres podem apresentar efeitos colaterais como queda de cabelo, fadiga, perda de apetite e até amenorréia como resultado de tratamentos e quimioterapia, causando esterilidade temporária ou permanente. 

 

Infertilidade causada pelo câncer

 

O CÂncer pode afetar a fertilidade da mulher de diversas formas. A própria fisiopatologia da doença e produção de citocininas e alterações celulares podem diminuir a função e reserva ovariana.

Além disso quadros de infertilidade temporária ou permanente podem ocorrer devido alguns tratamentos de câncer. Essas terapias, incluindo a quimioterapia, podem causar diminuição da reserva reserva ovariana, queda da qualidade dos óvulos e até menopausa precoce em cerca de 40% dos casos.

Como preservar a fertilidade em casos de câncer?

É importante dizer que em casos oncológicos o mais importante é controle e tentativa de cura da doença. Mas com a evolução dos tratamentos oncológicos, a sobrevida das mulheres aumentou e o sonho de ter um filho não pode ser esquecido. O diálogo com o médico sobre seus medos, desejos e dificuldades também é muito importante para uma mulher que deseja viver e ser mãe no futuro.  Assim, é papel do oncologista e ginecologista orientar quanto a possibilidade da preservação da fertilidade.

 

O processo de congelamento de óvulos se inicia randomicamente nos casos oncológicos, em qualquer fase do ciclo menstrual (o tempo nesses casos é muito importante). As fases são semelhantes aos da FIV. Se inicia com estímulo ovariano seguida da aspiração dos óvulos. Cabe ao especialista decidir o melhor protocolo de estímulo. Após a captação oocitária, os óvulos maduros serão congelados pela técnica de vitrificação (congelamento rápido). 

 

Converse com seu médico

 

É muito importante conversar com seu médico sobre seus desejos, incluindo o desejo de ser mãe. É necessário apontar sempre opção de preservação da fertilidade para que o casal, a família decidam juntos qual a melhor conduta a ser tomada.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar