Grávidas e Tentantes podem tomar a vacina contra a COVID-19?

As vacinas autorizadas contra a COVID-19 têm gerado muitos debates a respeito das recomendações para gestantes e tentantes. Muitas delas, inclusive, são profissionais da saúde com alto grau de exposição ao coronavírus ou são mulheres com comorbidades, o que as inclui no grupo de risco dessa doença.

 

Diante de um cenário repleto de questionamentos, as gestantes e tentantes se perguntam constantemente: é seguro tomar a vacina?

Qual a recomendação dos órgãos reguladores de saúde?

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou ao longo dos últimos meses diversos alertas a respeito da vacinação para mulheres grávidas em meio à pandemia de coronavírus. No entanto, a OMS informa que a vacinação para gestantes e tentantes em situações de alta vulnerabilidade e alto risco de contaminação pelo coronavírus deve ser uma decisão tomada entre paciente e seu médico obstetra ou especialista.

 

Diferentes órgãos reguladores possuem diretrizes de acordo com o contexto social do local onde a paciente vive e, principalmente, as probabilidades que ela tem de contrair COVID-19.

 

Portanto, cientistas e profissionais da saúde recomendam que a vacinação durante a gravidez deve ser avaliada juntamente com uma equipe médica qualificada, responsável pela saúde da mulher e do bebê. 

 

Vacina contra a COVID-19: gestantes foram testadas?

 

O Ministério da Saúde alerta que a segurança e a eficácia das vacinas não foram testadas nos grupos de gestantes, puérperas e lactantes. No entanto, os dados analisados sobre as vacinas autorizadas até o momento não apontam riscos iminentes para as grávidas nem para os bebês. Muitas dessas vacinas são parecidas com outras que são essenciais na gestação, como a da gripe, por exemplo.

 

Embora as informações disponíveis não alertem sobre preocupações com segurança ou danos à gravidez, a ciência ainda não possui evidências suficientes para recomendar a vacinação contra a COVID-19 para grávidas.

 

Sendo assim, é importante os médicos avaliarem o histórico da paciente e compararem os riscos reais da COVID-10, para indicar a vacina ou não.

 

Diante de todos os dados, a equipe médica faz uma avaliação contundente em que é possível determinar a importância da vacinação para manter a saúde da grávida e de seu bebê, sem colocar em risco o sistema reprodutor feminino e o seu potencial reprodutivo.

 

A orientação, portanto, é: Se a gestante, lactante ou tentante for do grupo de risco, estas devem tomar a vacina. De qualquer laboratório. O benefício de NÃO ter a forma grave da doença supera os riscos na gravide ou possível gestação.

 

Dúvidas sobre vacinas durante sua gestação? Converse com a nossa equipe!

 

São muitos os questionamentos sobre as vacinas autorizadas para o combate ao coronavírus e os riscos que mulheres grávidas e tentantes enfrentam numa situação de alto risco de infecções.

Se você está grávida ou tentando engravidar e tem dúvidas sobre a vacinação, entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas a respeito. Não deixe de se proteger. Valorize a VIDA.

Dra. Paula Marin

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar