R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP
R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP
A fertilização in vitro (FIV) é a técnica mais indicada nas clínicas de reprodução, alcançando as maiores taxas de sucesso entre os tratamentos existentes de reprodução assistida. Baseia-se na formação de embriões no laboratório (de onde vem o termo “in vitro”) e sua posterior transferência para o útero. Para isto, há a necessidade de estimular o desenvolvimento simultâneo de vários óvulos nos ovários, que são então coletados e fecundados pelos espermatozoides no laboratório. Embriões resultantes são transferidos após alguns dias para o útero, com o objetivo de originar a gravidez.
A base das indicações da FIV são aquelas condições em que existe necessidade ou urgência em garantir a presença de embrião no útero, possibilitando sua implantação e consequente gravidez. E que condições são essas?
Necessidade: há situações em que a gravidez não acontece simplesmente porque nenhum embrião chega ao útero. Na maioria das vezes, ele nem se forma, ou seja, não ocorre a fecundação do óvulo dentro do organismo da mulher. É necessário, portanto, que a reprodução assistida permita que o embrião chegue ao útero. Fazem parte deste quadro:
Urgência: embora não seja uma regra, há condições em que a gravidez até poderia ocorrer espontaneamente, mas precisamos garantir que haja embriões o mais rápido possível. Quando isto acontece?
O tratamento de fertilização in vitro (FIV) se divide em 3 principais momentos: estímulo ovariano, aspiração dos óvulos e transferência de embriões.
O estímulo ovariano se baseia na aplicação de hormônios (FSH – hormônio folículo estimulante) e leva cerca de 10 dias. Requer controles de ultrassom para avaliar o número e tamanho dos folículos em desenvolvimento, além de determinar o melhor momento para programar a aspiração dos óvulos.
A aspiração é realizada sob sedação. Os óvulos são aspirados usando-se o próprio ultrassom transvaginal, ao qual é acoplada uma agulha que perfura os folículos e aspira o líquido folicular, que contém os óvulos. No dia da aspiração, a paciente é aconselhada a permanecer em repouso, pois pode apresentar graus variáveis de cólicas. Após a aspiração, algumas medicações serão iniciadas, incluindo analgésicos e hormônios. Estas medicações dependerão da programação para o tratamento, isto é, transferência dentro de alguns dias, congelamento de embriões, etc.
A transferência dos embriões é um procedimento geralmente simples, se assemelhando a um exame ginecológico, sem necessidade de anestesia. Com a paciente em posição ginecológica, passamos um fino cateter pelo colo do útero, pelo qual o embrião é transferido para o interior da cavidade uterina. O teste de gravidez (beta-HCG quantitativo) será feito entre 9 e 12 dias após a transferência. A positividade do exame indica que houve nidação, ou seja, o embrião está implantado e a mulher está grávida.
Para a descrição detalhada do tratamento de fertilização in vitro (FIV), clique neste LINK do nosso BLOG!
Confira abaixo algumas das principais dúvidas e perguntas que os nossos pacientes fazem:
Veja nossos artigos e materiais educativos sobre fertilidade e tópicos relacionados à reprodução humana.
30 de nov de 2020
Muita gente sabe que o tratamento contra o câncer de mama é agressivo e pode, muitas vezes afeta a função ovariana. Consequentemente pode...
30 de nov de 2020
A menopausa precoce é a falência prematura ovariana (FOP) em que há perda temporária ou definitiva da função gonadal (de produzir hormônios)...
30 de nov de 2020
O aumento significativo da expectativa de vida, aliado às conquistas das mulheres no mercado de trabalho nas últimas décadas, contribuíram para o...
30 de nov de 2020
Um dos métodos mais eficazes e procurados pelos casais para tentar a gravidez é a fertilização in vitro (FIV), que envolve a fertilização dos...
R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro
Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .
Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.
Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.
Criação de Site:Gostaria de receber uma ligação?