Existe alguma idade certa para engravidar por Inseminação Artificial ou Fertilização in vitro?

A vida atual faz com que cada vez mais mulheres decidam postergar a gravidez. Mas até quando você pode atrasar este momento? Existe um limite de idade ou até mesmo uma idade certa para ter um bebê, mesmo ao usar técnicas de Reprodução Assistida como a inseminação artificial e a fertilização in vitro (FIV)? Essa questão é uma das principais preocupações de quem quer engravidar, mas deseja passar por essa ótima experiência em um período menos ansioso.

 

Reprodução Assistida: existe idade ideal?

 

De fato, essa é uma questão de diversos casais ao redor do mundo. Idealmente, todas as mulheres deveriam tentar engravidar pela primeira vez antes dos 35 anos. Sabe-se que, após esta idade, a fertilidade começa a sofrer um declínio, que será mais pronunciado após os 40 anos. Para mulheres com mais de 35 anos que tentam a gravidez por mais de 6 meses sem sucesso, está indicada a investigação. Nem sempre será necessário algum procedimento de Reprodução Assistida como a inseminação artificial ou a fertilização in vitro. Contudo, se houver indicação, o ideal é que o tratamento seja realizado antes dos 40 anos.

Idade máxima para o tratamento

A idade máxima sugerida pelo Conselho Federal de Medicina para uma mulher engravidar por técnicas de Reprodução Assistida é 50 anos. Anteriormente, não havia limite de idade para a prática. O limite foi escolhido devido ao risco obstétrico, pois a partir dos 50 anos aumentam muito as complicações, como casos de hipertensão na gravidez, diabetes e partos prematuros.

Como são realizados os procedimentos?

Na inseminação artificial (também conhecida por inseminação intrauterina), espermatozoides de boa qualidade (obtidos pelo processamento do sêmen em laboratório) são colocados do interior do útero no dia da ovulação, após alguns dias de estímulo ovariano e controles ultrassonográficos.

Na fertilização in vitro (FIV), após estímulo ovariano com doses maiores de hormônios, vários óvulos são aspirados e fertilizados pelos espermatozoides no laboratório (de onde vem o termo "in vitro"). Os embriões resultantes ficarão em desenvolvimento por alguns dias em incubadoras, podendo então ser transferidos para o útero ou congelados, para transferência posterior.

E como decidir entre Inseminação Artificial e Fertilização in vitro?

 

A indicação do tipo de tratamento dependerá de alguns fatores. Dentre eles, destacam-se o tempo de infertilidade, tratamentos prévios realizados, fator de infertilidade e a idade da mulher. Para realizar a inseminação artificial, a mulher deve ter pelo menos uma tuba uterina normal. Uma vez que a fertilização ocorre no interior no organismo a função da tuba é fundamental para permitir que o espermatozoide encontre o óvulo. A fertilização in vitro é o tratamento recomendado para mulheres com alteração nas tubas (trompas), fator masculino grave, em falhas anteriores de tratamentos de indução de ovulação ou inseminação artificial, para mulheres mais velhas e para aqueles casais com história de muitos anos de infertilidade.

Os custos de inseminação artificial são mais acessíveis em comparação com outros tratamentos, como a fertilização in vitro, mas não é o mais adequado para todos. Portanto, é importante que cada caso seja avaliado por um especialista em reprodução humana. Quer saber mais sobre a inseminação artificial e a fertilização in vitro? Entre em contato conosco da Viventre, temos uma equipe de especialistas!

GINECOLOGIA E OBSTETRICIA em Clinica Viventre
Formado pela faculdade de medicina da USP, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também foi médico preceptor da disciplina de Ginecologia.

É especialista em Reprodução Humana e médico colaborador do Centro de Reprodução Humana “Governador Mário Covas ” do HCFMUSP e faz parte da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE).

Especialidades:
- Mioma e Infertilidade
- Endometriose e Infertilidade
- Fatores Tubários
- Fatores Uterinos
- Endocrinopatias e Infertilidade
- Síndrome dos ovários Policísticos
- Abortamento de Repetição
- FIV e Casais Homo afetivos
Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 10 às 19h, e Sábado das 9 às 12h.

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar