Exame de histeroscopia: o que é, quais as indicações e como funciona o procedimento?

A infertilidade conjugal pode acontecer por fatores masculinos, fatores femininos ou associação dos dois. Por esse motivo, é recomendada a realização de uma investigação completa, com base em uma série de exames.

 

No caso das mulheres, o exame de histeroscopia é um exame ginecológico fundamental para identificar alterações uterinas que afetam a capacidade reprodutiva da paciente, embora não seja um exame obrigatório na investigação inicial.

 

Entenda a relação entre infertilidade e exame de histeroscopia

 

Dentre os fatores femininos que estão associados à infertilidade conjugal, os problemas uterinos têm grande relevância. É o caso dos miomas, dos pólipos, das sinéquias, da adenomiose e dos septos uterinos, por exemplo.

 

Por essa razão, o exame de histeroscopia está relacionado com a investigação de  infertilidade. A histeroscopia diagnóstica é o exame padrão-ouro para avaliação da cavidade endometrial (camada interna do útero) e tem razões bem estabelecidas para ser indicada. 

 

O que é e como é feito o exame de histeroscopia?

 

O exame de histeroscopia diagnóstica é indicado para avaliação e tratamento de condições uterinas que dificultam a gravidez, tais como:

  • aderências (sinéquias);
  • processos infecciosos (endometrites);
  • pólipos (pequenos tumores benignos do endométrio);
  • malformações da cavidade uterina (útero bicorno, didelfo e septado);
  • miomas submucosos (que se projetam para dentro da cavidade uterina).

 

Neste exame, uma câmera acoplada a um fino tubo é inserida no colo do útero, possibilitando que o médico veja o interior da cavidade. O instrumento utilizado é o histeroscópio e as imagens obtidas são transmitidas em um monitor de tv.

 

Quando a histeroscopia é indicada?

 

O exame de histeroscopia não faz parte da investigação básica da infertilidade. É indicado quando a paciente apresenta sintomas clínicos, principalmente sangramento uterino anormal. Além disso, é indicado quando no exame de ultrassonografia transvaginal suspeitamos de alterações como sinéquias, miomas submucosos ou pólipos. 

 

Em relação à história clínica do casal, esse exame pode ser solicitado em casos de falhas de implantação ou abortamento de repetição do casal.

 

Quando na histeroscopia diagnóstica há alterações ou lesões, pode ser indicada a histeroscopia cirúrgica que tem o objetivo de realizar um procedimento terapêutico para corrigir ou retirar alguma lesão ou alteração já identificada previamente.

 

Histeroscopia diagnóstica

 

A histeroscopia diagnóstica tem como objetivo investigar e diagnosticar alterações e problemas intrauterinos. Para que isso seja possível, realiza a coleta de imagens do útero, do canal endocervical e da vagina e, se necessário, material para biópsia. Esse exame é geralmente realizado no laboratório, sob anestesia ou não, a depender de cada paciente.

 

Histeroscopia cirúrgica

 

Já a histeroscopia cirúrgica visa a realização de procedimentos terapêuticos para corrigir algum problema na cavidade intrauterina que tenha sido identificado anteriormente em outro tipo de exame ou pela própria histeroscopia diagnóstica. Esse método terapêutico é realizado em ambiente cirúrgico hospitalar, sob anestesia com sedação.

 

Dúvidas sobre histeroscopia? Fale com um especialista

 

O exame de histeroscopia é extremamente importante e indicado algumas vezes para o diagnóstico e o tratamento de fatores específicos de infertilidade, relacionados a lesões na cavidade uterina, abortamento de repetição e falhas de implantação embrionária. Para mais informações, agende uma consulta e tire suas dúvidas.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar