Entenda o que é infertilidade transitória

É comum alguns casais passarem por um estado temporário em que o potencial reprodutivo é muito baixo. Essa é a chamada infertilidade transitória, conhecida pelo período no qual o casal em idade fértil não consegue engravidar.

 

Diversos fatores podem causar essa condição, o que torna necessário o acompanhamento médico especializado para identificar os motivos que dificultam a gravidez. Com a redução transitória da fertilidade, casais em busca de um bebê podem ficar ainda mais ansiosos e com dúvidas sobre como lidar com a situação. A seguir, vamos falar dos aspectos que envolvem a infertilidade transitória.

 

Tempo de espera: como saber quando é infertilidade transitória?

 

Os médicos especializados em reprodução humana definem a infertilidade transitória como a ausência de gestação após o casal realizar tentativas durante o período de 12 meses. Isso no caso de mulheres com idade inferior a 35 anos.

 

O tempo de espera de gestação para alguns casais deve ser no máximo seis meses. Isso acontece nas situações de mulheres com idade superior a 35 anos ou com patologias que reduzem a fertilidade, como síndrome dos ovários policísticos, endometriose, obstrução tubária bilateral, entre outras, e quando o parceiro possui alterações no espermograma.

 

O que causa a infertilidade transitória?

 

Somente depois da avaliação e diagnóstico médico, recomenda-se ao casal adotar hábitos saudáveis e seguir orientações de acordo com o tratamento recomendado para engravidar. Afinal, diversos fatores do dia a dia são prejudiciais para o sistema reprodutor de homens e mulheres.

 

Consumo de chás para emagrecimento, uso de anabolizantes ou consumo excessivo de bebidas alcoólicas estão entre os hábitos que atrapalham a produção hormonal e dificultam as etapas essenciais para fecundação e fixação do embrião. 

 

Saiba os principais motivos que causam a infertilidade transitória:

 

  • Estresse crônico
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool 
  • Obesidade
  • Desnutrição
  • Sedentarismo
  • Prática excessiva de atividade física
  • Uso de entorpecentes
  • Consumo excessivo de chá de hibisco
  • Anabolizantes
  • Uso de determinados medicamentos
  • Quimioterapia e radioterapia

Mulheres

O sistema reprodutor de mulheres fumantes é bastante prejudicado, pois com esse hábito elas acabam demorando, em média, o dobro do tempo para engravidar em comparação a mulheres não fumantes. Ansiedade e estresse interferem também na produção hormonal, causando anovulação (ausência de liberação de óvulo para fecundação).

 

Homens

O hábito de consumir bebida alcoólica em excesso é altamente prejudicial para homens, pois reduz o nível de testosterona e causa alterações nos espermatozoides, além de prejudicar as etapas de ereção e fecundação.

Qual é o tratamento para infertilidade transitória?

 

Depois do período determinado para tentativas de concepção, os casais devem procurar uma equipe especializada em reprodução humana. Com isso, é feita a análise das causas de redução transitória de fertilidade e possíveis tratamentos indicados para cada caso.

 

É comum alguns casais realizarem técnicas de reprodução assistida, como congelamento de óvulos, congelamento de sêmen e congelamento de embriões. Isso permite que gametas ou embriões fiquem disponíveis para o casal definir juntamente com os médicos quais são os tratamentos de reprodução com mais chances de engravidar.

 

Dúvidas sobre a sua fertilidade?

Procure uma equipe de médicos especializados em fertilidade e reprodução humana para investigar as causas de infertilidade transitória e tirar todas as suas dúvidas sobre os tipos de tratamentos indicados para engravidar.

Dr. Sergio Gonçalves
Últimos posts por Dr. Sergio Gonçalves (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar