Entenda a importância do exame de histerossalpingografia

Nas etapas de tratamento para engravidar, é comum os pacientes serem submetidos a exames para um acompanhamento especializado. Tais procedimentos são fundamentais para analisar o potencial reprodutivo e identificar as técnicas de reprodução assistida mais eficazes para o casal. Como forma de auxiliar os casais a esclarecerem suas principais dúvidas sobre fertilidade, vamos abordar neste artigo os aspectos relacionados à importância do exame de histerossalpingografia. Confira a seguir!

 

Exame de histerossalpingografia: afinal, qual é a sua importância?

 

A histerossalpingografia (HSG) é reconhecida também como o exame das trompas. Realizado no Brasil desde meados da década de 1960, o procedimento cumpre um papel de grande importância nos estudos sobre infertilidade conjugal. 

 

Durante o acompanhamento e tratamentos em clínicas especializadas em reprodução assistida, os médicos utilizam o exame de histerossalpingografia para analisar o trajeto que o espermatozoide percorre pelas tubas uterinas (trompas de Falópio) até a fertilização dos óvulos.

 

Sendo assim, o exame ginecológico da HSG é um dos mais relevantes para a avaliação inicial de mulheres com dificuldades para engravidar. Ele é fundamental para analisar a permeabilidade tubária, ou seja, se as tubas uterinas estão abertas, com o objetivo de identificar anormalidades congênitas, espasmos ou infecção das trompas. 

 

Infertilidade Feminina 

 

Estudos indicam que a infecção das trompas de Falópio é uma das principais razões para a infertilidade feminina. Cerca de 30% a 40% de pacientes mulheres podem ser acometidas por esse tipo de patologia. 

 

Portanto, os médicos especialistas em tratamentos para engravidar consideram o exame de HSG como um dos métodos de diagnóstico mais eficientes para pesquisar as obstruções das trompas, além das aderências na pelve que podem provocar bloqueios na região peritubária.

 

Como é feito o exame de HSG?

 

Trata-se de um exame ginecológico realizado em ambulatório por um médico especializado, não havendo, portanto, a necessidade de internações ou sedação. Apesar de ser muito similar a um raio-X simples, a histerossalpingografia é feita com aplicação de contraste. Em algumas situações, o procedimento causa pequenos desconfortos e em poucos casos pode provocar dores intensas, por isso é importante fazer o exame com um profissional experiente e treinado.

 

Durante o HSG, a mulher deve se manter em posição ginecológica, como acontece no exame de papanicolau, por exemplo. Isso é necessário para que o médico aplique o líquido do contraste com um cateter. Após essa etapa, o especialista faz o raio-X para observar o contraste em ação, fazendo o percurso dentro do útero em direção às trompas e caindo na pelve. Com essa análise, é possível identificar possíveis alterações nos órgãos reprodutores femininos. 

 

Como é feito o exame de HSG?

O exame de histerossalpingografia ajuda a engravidar?

 

De certa forma, a realização do exame de histerossalpingografia é fundamental para auxiliar no diagnóstico de mulheres que desejam realizar o sonho da gestação. A HSG é muito importante para investigar a cavidade uterina, identificar anormalidades, como miomas, alterações congênitas, entre outros problemas, e ajudar a determinar os próximos passos no tratamento de reprodução humana assistida.

 

Com o acompanhamento médico especializado, os casais tentantes vão ter a segurança de receber o suporte necessário através de métodos inovadores e técnicas avançadas mais adequadas para cada caso. 

 

Algumas mulheres referem ter engravidado após a realização do exame, como se o contraste fizesse uma “limpeza” da cavidade e das tubas uterinas. Porém o exame de HSG não deve ser encarado como tratamento para infertilidade.

 

Se você está com dificuldades para engravidar e precisa de um acompanhamento especializado, a nossa equipe está pronta para te ajudar. Agende uma consulta com nossos especialistas!

Dr. Sergio Gonçalves
Últimos posts por Dr. Sergio Gonçalves (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar