É possível o resultado da FIV ser negativo? O que fazer se isso acontecer?

Um dos métodos mais eficazes e procurados pelos casais para tentar a gravidez é a fertilização in vitro (FIV), que envolve a fertilização dos óvulos pelos espermatozóides em em um laboratório, fora do útero. A taxa de sucesso da FIV é, em geral, entre 40-45%.  Apesar da surpreendente evolução que a medicina reprodutiva fez nos últimos anos, a FIV, como qualquer outro tratamento, falha e pode trazer resultados negativos.

FIV pode dar errado: entenda

Vários são os limites para o sucesso do tratamento de FIV. É função do especialista  em reprodução humana  diagnosticar causas potenciais de falha e tentar corrigi-las, mas também orientar bem o casal de forma verdadeira,  sobre as taxas de sucesso e a possibilidade de falha. É sempre importante lembrar que, na maioria dos casos, a chance de dar errado é maior que chance de sucesso. Temos portanto, de informar às pacientes e ajudá-las a entender e conviver com isso da melhor forma possível durante o tratamento. Pensamentos positivos nesse momento são fundamentais. 

Principais causas de falhas na FIV

Presença de infecções subclínicas (difíceis de diagnosticar), fatores masculinos, fatores ovarianos,  fatores relacionados a receptividade endometrial, fatores imunológicos, fatores genéticos do casal e do próprio embrião.

O que fazer depois que a FIV deu errado?

Após um resultado negativo é importante reavaliar o caso o e todas as fases do tratamento. Os fatores de infertilidade, protocolo de estímulo ovariano, aspiração folicular e protocolo de transferência embrionária devem ser revisto e o especialista decide se há algo de diferente a ser feito para melhorar o resultado. Muito importante também confortar o casal nesse momento difícil, ser o mais verdadeiro possível e buscar sempre resgatar boas energias para não perder de vista nem desistir do grande objetivo que é um bebê saudável em casa.

Medidas para o embrião

Alguns estudos e técnicas diferentes podem ser a solução para o sucesso da FIV

 

Estudo genético embrionário (PGT-A)

Medidas para o endométrio

Não existe medida efetiva comprovada para melhorar a qualidade endometrial. Entretanto, alguns procedimentos não oneram custo e são pouco invasivos, podendo ser utilizados de rotina diante de uma falha na FIV. Confira algumas:

 

Pesquisas de trombofilias quando há indicações.

Avaliação endometrial por histeroscopia diagnóstica e pesquisa de endometrite

Avaliação da receptividade endometrial

Conte com ajuda psicológica

A recomendação é importante para todo o processo, e não apenas para o início e depois do resultado. O apoio psicológico é essencial para um casal que deseja iniciar ou está em tratamento de fertilização in vitro. Mudanças significativas na rotina, a necessidade de cuidados especiais, as emoções e as diferentes expectativas associadas afetam o estado mental e a capacidade de lidar com eventos adversos.

GINECOLOGIA E OBSTETRICIA em Clinica Viventre
Formado pela faculdade de medicina da USP, fez residência em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da FMUSP, onde também foi médico preceptor da disciplina de Ginecologia.

É especialista em Reprodução Humana e médico colaborador do Centro de Reprodução Humana “Governador Mário Covas ” do HCFMUSP e faz parte da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e da Sociedade Européia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE).

Especialidades:
- Mioma e Infertilidade
- Endometriose e Infertilidade
- Fatores Tubários
- Fatores Uterinos
- Endocrinopatias e Infertilidade
- Síndrome dos ovários Policísticos
- Abortamento de Repetição
- FIV e Casais Homo afetivos
Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar