É possível engravidar com ovulação tardia?

A ovulação tardia é um dos desafios para mulheres que desejam engravidar. Dezenas de pacientes podem se sentir frustradas ao descobrir que as tentativas anteriores de gravidez não deram certo, porque a sua fase ovulatória ocorre em momentos posteriores ao período esperado normalmente. Pensando nisso, criamos este artigo para abordar uma das principais dúvidas levantadas pelas pacientes no consultório médico: afinal, é possível engravidar com ovulação tardia?

 

Ovulação tardia: é comum ovular mais tarde?

 

O ciclo menstrual pode variar entre 25 e 35 dias. A grande questão para uma gestação natural é saber quando é o período fértil.  Dizemos que o período fertil começa 5 dias antes da ovulação e que, as chances de gravidez aumenta quando as relações sexuais ocorrem mais próximo do período ovulatório. 

 

Especialistas consideram que se a fase de ovulação ocorrer depois do 21º dia do ciclo, as mulheres são diagnosticadas com ovulação tardia. Mas atenção, essa condição não oferece impactos negativos ao ponto de comprometer a fertilidade feminina. 

 

Sim, é possível engravidar mesmo com ovulação tardia!

 

Consideramos que é possível uma mulher engravidar mesmo em situações como ovulação tardia. Essa fase, na verdade, possui fatores de atenção que provavelmente podem causar problemas para mulheres tentantes. Devido à fase tardia para ovular, as pacientes enfrentam algumas dificuldades para monitorar o ciclo como um todo, identificar com precisão o momento de ovulação e os períodos férteis, além da dificuldade em avaliar as maiores probabilidades de relações sexuais resultar em gestação. 

 

Por isso, é de extrema importância a avaliação de um especialista em infertilidade. Podemos identificar essas dificuldades, orientar sobre o período fértil e ajudar a alcançar o sonho de ter um filho apenas com um simples controle de ultrassom durante o ciclo menstrual.

 

Sintomas de ovulação tardia

 

As mulheres com a condição de ovulação tardia, geralmente, não apresentam sintomas específicos. No entanto, elas podem observar os sinais da fase ovulatória mais tardiamente no seu ciclo menstrual. O acompanhamento médico especializado é uma excelente alternativa para avaliar em conjunto com a paciente as características do ciclo. Como já falado, em alguns casos, é possível monitorar a ovulação com o ultrassom pélvico transvaginal.

 

Sinais da ovulação no ciclo menstrual

 

  • mudança na temperatura corporal basal (TCB);
  • alterações no muco cervical (geralmente, a secreção fica mais fina e escorregadia no período de ovulação);
  • mudanças no colo do útero (na ovulação, fica mais macio, mais úmido e mais aberto);
  • desconforto abdominal;
  • aumento da libido;
  • sensibilidade nos seios.

 

Deseja realizar o sonho da gestação? Agende sua consulta com a equipe da Viventre

 

Como relatamos durante o artigo, os sintomas de fase ovulatória tardia podem variar conforme as condições clínicas de cada paciente. Com o apoio de uma equipe médica de confiança, as mulheres tentantes podem esclarecer suas principais dúvidas sobre a influência da ovulação tardia para uma gestação futura. São muitos os tratamentos disponíveis na medicina reprodutiva para auxiliar os casais que desejam engravidar.

Entre em contato conosco e agende sua consulta com a equipe médica da Viventre, clínica especializada em tratamentos para reprodução assistida.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar