Como o hormônio progesterona influencia na gestação

Para que a mulher consiga engravidar e manter a gestação, o funcionamento adequado de todos os órgãos que compõem o sistema reprodutor é fundamental. A progesterona, por exemplo, é um dos principais hormônios que atuam na gestação.

 

Sendo assim, os níveis desse hormônio no organismo devem estar balanceados para garantir que a mulher engravide e mantenha a gravidez sem intercorrências. Mas, qual a função da progesterona para a saúde reprodutiva?

 

 

O que é progesterona e qual a importância desse hormônio na gravidez?

 

A progesterona é um hormônio sexual feminino produzido pelos ovários durante a segunda fase do ciclo menstrual e pela placenta a partir da 12ª semana da gravidez. 

 

A função da progesterona é regular o ciclo menstrual feminino e preparar o útero para receber o embrião. É responsável pela janela de implantação embrionária e sua produção tem como objetivo garantir que o útero crie condições receptivas para a implantação do embrião e para que a gravidez se mantenha e desenvolva.

 

Além disso, a progesterona também é responsável por preparar as glândulas mamárias para produzir e secretar o leite materno.

 

Desse modo, é fundamental que os níveis desse hormônio no organismo estejam regulados, pois tanto a progesterona alta como a progesterona baixa podem prejudicar a saúde da mulher, especialmente as que desejam engravidar ou que já estão grávidas.

 

 

Quais os sinais de progesterona alta?

 

O excesso de progesterona pode indicar um desequilíbrio hormonal que deve ser investigado. Entre os principais sintomas é possível destacar:

 

  • dores nas mamas;
  • diminuição da libido;
  • fadiga e indisposição;
  • ressecamento vaginal;
  • irregularidade menstrual;
  • inchaço causado por retenção de líquidos.

 

A progesterona alta pode estar relacionada a presença de cistos no ovário, funcionamento em excesso das glândulas suprarrenais, casos de câncer no ovário ou endométrio e também a gravidez, pois os níveis do hormônio aumentam na gestação.

 

 

O que a progesterona baixa pode causar?

 

Os baixos níveis de progesterona podem dificultar a implantação do embrião, aumentando os riscos de aborto espontâneo. Os principais sintomas são:

  • aumento do peso;
  • alterações de humor;
  • menstruação irregular;
  • infertilidade e dificuldade para engravidar.

 

O tratamento com terapia hormonal pode ser indicado para mulheres com baixa produção de progesterona que desejam engravidar ou regular o ciclo menstrual.

 

 

Quando é necessário tomar progesterona na gravidez?

 

As evidências científicas ainda são escassas, mas alguns estudos sugerem que o uso de progesterona pode ajudar a “relaxar” o útero em casos de sangramentos no início da gestação em casos de ameaça de abortamento. 

 

Além disso, a literatura preconiza o uso de progesterona também em casos de colo curto na gestação e/ou em casos de incompetência istmo-cervical. 

 

Em geral, a suplementação de progesterona tem sido indicada em casos de fertilização in vitro, durante a suplementação de fase lútea. Durante a FIV, não há ovulação e não há produção de progesterona endógena para manter o endométrio ideal para receber o embrião. Assim, há a necessidade de suplementação de progesterona exógena para criar condições para que a gravidez se desenvolva.

 

 

O papel da progesterona na reprodução assistida

 

É fundamental que os níveis de progesterona estejam regulados antes da transferência embrionária durante a FIV (fertilização in vitro)

 

Em resumo, a progesterona é importante durante a reprodução assistida para regular o ciclo menstrual, colocar o endométrio na janela de implantação e preparar o útero para receber o embrião. 

 

Consulte um especialista em reprodução assistida e saiba mais sobre a importância da progesterona!

Dr. Sergio Gonçalves

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar