Como a qualidade do sêmen influencia a fertilidade masculina?

A fertilidade masculina é, ainda hoje, um tema cercado de tabus. No entanto, quando um casal apresenta dificuldades para engravidar, é fundamental que tanto a mulher quanto o homem sejam avaliados para que a causa seja estabelecida de maneira precisa.

 

Um dos fatores que podem dificultar a gravidez é a qualidade do sêmen. Por esse motivo, é necessário esclarecer aos casais tentantes como essa questão pode influenciar a fertilidade masculina e interferir na tentativa de engravidar.

 

Qualidade do sêmen: entenda a importância para a fertilidade masculina

 

A fertilidade masculina depende de uma combinação de fatores. No caso dos homens, a integridade dos órgãos e tecidos do sistema reprodutivo, o equilíbrio das funções hormonais e do sistema endócrino e a qualidade do sêmen são essenciais.

 

O sêmen é um líquido esbranquiçado que é expelido através da uretra na ejaculação e formado pela secreção produzida pela próstata e pelas vesículas seminais, às quais se juntam os espermatozoides formados nos testículos. Sua função é clara: transportar os espermatozoides para o sistema reprodutivo da mulher. Sendo assim, é fundamental na reprodução.

 

Quais fatores interferem na qualidade do sêmen?

 

Existem diferentes fatores que interferem na qualidade do sêmen e, consequentemente, podem influenciar a fertilidade masculina.

 

Alimentação

 

Na alimentação, o consumo excessivo de embutidos, doces, refrigerantes, alimentos ricos em gordura trans e processados em geral, por exemplo, pode interferir na saúde masculina como um todo, mas especialmente na fertilidade.

 

Abuso de álcool, cigarro e outras drogas

 

O tabagismo pode reduzir a motilidade, enquanto o uso de outras drogas, como maconha e cocaína, pode prejudicar a formação dos espermatozoides. Esteróides anabolizantes também interferem nas funções hormonais, podendo levar a diminuição significativa do número de espermatozoides no sêmen.

 

Obesidade

 

Obesidade e alterações hormonais geralmente estão associadas. No contexto da fertilidade masculina, essas condições podem diminuir a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, dificultando a gravidez.

 

Esses são alguns dos fatores que podem interferir na qualidade do sêmen e na fertilidade masculina. Para os casais que apresentam dificuldade para engravidar, um dos exames investigativos indicados é o espermograma.

 

Espermograma: como é feita a análise da qualidade do sêmen?

 

O espermograma, também conhecido como contagem espermática, análise de sêmen, estudo da morfologia espermática ou análise do sêmen, é um exame que analisa diversas características do sêmen a partir de  uma amostra coletada pelo paciente.

 

Neste exame, a análise do sêmen é feita em duas etapas: análise macroscópica (coloração, liquefação, volume, viscosidade, pH) e análise microscópica (concentração, morfologia, motilidade e vitalidade dos espermatozoides, além da  concentração de leucócitos, que, quando aumentada, pode sugerir infecção).

 

Em geral, o espermograma é o principal exame para analisar a fertilidade masculina e pode ser solicitado por urologistas, endocrinologistas, ginecologistas (que solicitam os exames de investigação básica do casal) e médicos especialistas em reprodução humana, especialmente quando o casal apresenta dificuldades para engravidar.

 

Desde que seja conduzido e avaliado por um profissional experiente, o exame de espermograma é essencial para determinar a qualidade do sêmen e orientar o médico especialista em reprodução no tratamento da infertilidade masculina.

 

No entanto, é importante esclarecer que o espermograma deve ser interpretado de acordo com a história clínica do casal. Alterações leves ou mesmo moderadas de alguns parâmetros analisados não significam, obrigatoriamente, que a gestação espontânea não acontecerá.

 

O diagnóstico do fator masculino como causa de infertilidade deve sempre ser realizado com base na história detalhada do caso, juntamente com os outros exames indicados na investigação do casal.

 

Você tem alguma dúvida sobre o espermograma e a infertilidade masculina? Agende uma avaliação com um dos especialistas da Viventre.

Dr. Sergio Gonçalves
Últimos posts por Dr. Sergio Gonçalves (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar