Câncer de próstata e infertilidade: é possível ter filhos após o tratamento?

A próstata é uma glândula localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto, que produz parte do sêmen (líquido que contém espermatozoides e é liberado durante o ato sexual) e atua no mecanismo de ejaculação. 

 

O câncer de próstata é um dos mais comuns entre homens. O tratamento depende da extensão e estadiamento da doença e pode variar desde cirurgia com radioterapia local até combinação de hormonioterapia com cirurgia e radioterapia mais extensas e quimioterapia.

 

Neste cenário, existe uma questão comum que preocupa muito os pacientes diagnosticados com a doença, além da impotência, claro: qual a relação entre câncer de próstata e infertilidade? É possível ter filhos após o tratamento? Acompanhe mais sobre o tema.

 

Como os tratamentos para câncer de próstata interferem na fertilidade masculina?

 

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens no Brasil. O diagnóstico precoce é uma das principais estratégias para aumentar as chances de tratamento bem sucedido.

 

No que diz respeito à relação entre câncer de próstata e infertilidade, a localização do tumor, a dose medicamentosa, a duração do tratamento e a necessidade de remoção da próstata (prostatectomia) podem prejudicar a capacidade reprodutiva do homem.

 

Quimioterapia 

 

A quimioterapia é um dos tratamentos oncológicos mais conhecidos e consiste na administração de substâncias que inibem o crescimento e proliferação das células cancerígenas. Neste processo, as drogas utilizadas podem afetar a produção e a qualidade dos espermatozoides.

 

Radioterapia 

 

Já a radioterapia é um tratamento que utiliza radiações ionizantes para destruir o tumor ou impedir que suas células aumentem. No entanto, assim como destrói as células cancerígenas, pode destruir também as células responsáveis pela produção de espermatozoides.

 

Prostatectomia

 

Nos casos em que o câncer de próstata é localizado e não metastático, a cirurgia de remoção da próstata (prostatectomia radical) é um dos tratamentos recomendados. A remoção da próstata implica em infertilidade, uma vez que a glândula produz parte do líquido seminal, através do qual são transportados os espermatozoides, é interrompida ou alterada, impedindo, assim, o processo de ejaculação essencial para ter filhos de forma natural. A próstata também tem músculos, que ao serem comprimidos ajudam a expelir o sêmen.

 

A boa notícia é que a medicina reprodutiva pode indicar novos caminhos para preservar a fertilidade dos pacientes. É o caso, por exemplo, da criopreservação de espermatozoides, técnica que pode ser indicada antes dos tratamentos para o câncer.

 

Criopreservação e FIV para pacientes com câncer de próstata

Criopreservação e FIV

Antes de qualquer coisa, é necessário destacar que a criopreservação de espermatozoides deve ser feita antes do tratamento contra o câncer de próstata. É muito importante a orientação adequada do paciente tanto pelos urologistas quanto pelos oncologistas. O objetivo é evitar interferências na produção e na qualidade dos gametas. 

 

O congelamento dos gametas masculinos acontece da seguinte forma: o esperma é coletado e armazenado em um banco de sêmen resfriado para preservar a qualidade do material por tempo indeterminado, até que o paciente manifeste desejo de utilizá-lo.

 

A utilização do sêmen congelado é feita através de uma das técnicas de reprodução assistida, sendo a mais comum a FIV (fertilização in vitro), que consiste na fecundação do óvulo pelo espermatozoide e formação de embriões em laboratório especializado. Posteriormente, os embriões são transferidos para o útero com objetivo de gestação evolutiva.

 

Caso não tenha sido possível preservar o material, também existe a possibilidade de recorrer a um doador. O ideal quando o assunto é câncer de próstata e infertilidade é consultar um profissional especializado em medicina reprodutiva.

 

Para mais informações, entre em contato e agende uma consulta com um dos especialistas da Viventre, clínica de medicina reprodutiva humanizada. 

Dra. Paula Marin
Últimos posts por Dra. Paula Marin (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar