Avaliação endometrial: qual a importância para a reprodução assistida?

O endométrio, composto por vasos sanguíneos e glândulas, é o tecido que reveste a parede interna do útero e tem a função de garantir que a nidação (fixação do embrião) ocorra e que o embrião seja nutrido nos primeiros estágios da gestação até que a placenta seja formada. 

 

Sendo assim, o desenvolvimento do tecido endometrial, influenciado pelos hormônios do ovário (progesterona e estrogênio), é fundamental para a evolução da gravidez. A cada ciclo menstrual, quando o óvulo não é fecundado, o endométrio é descartado. 

 

Dada a importância do endométrio para a fixação e a nutrição inicial do embrião, a avaliação endometrial é imprescindível nos tratamentos de reprodução assistida. Neste sentido, é necessário que as pacientes tenham ciência sobre como é feita essa análise.

 

O que é e como funciona a avaliação endometrial?

 

Já se sabe que a infertilidade conjugal pode ser causada por fatores masculinos e/ou fatores femininos. Dentre os fatores femininos, as alterações no endométrio podem dificultar a implantação do embrião, assim como resultar em abortos recorrentes. 

 

avaliação endometrial

 

Por esse motivo, a avaliação endometrial faz parte do processo de investigação de casos de infertilidade. O objetivo da avaliação da mucosa que reveste o útero é identificar alterações que possam dificultar ou impedir a gestação, tais como:

  • pólipos;
  • endometrites (inflamação do endométrio);
  • septos uterinos;
  • sinéquias (aderências entre as paredes uterinas, que impedem o desenvolvimento do endométrio);
  • miomas (nódulos de musculatura uterina);
  •  adenomiose (presença de tecido endometrial na musculatura do útero).

 

Para realizar a avaliação do tecido do endométrio, o médico especializado em reprodução humana indica a realização de uma série de exames, entre eles: ultrassom transvaginal, histeroscopia, histerossonografia, teste ERA e teste EMMA.

 

Ultrassom transvaginal

 

O ultrassom transvaginal é um exame de imagem que visa avaliar os órgãos pélvicos, incluindo o colo  e o corpo do útero, as trompas de Falópio e os ovários da paciente. No período ovulatório, o ideal é que o endométrio apresente aspecto trilaminar e espessura de pelo menos 7mm.

 

Histeroscopia

 

A histeroscopia consiste em visualizar de forma direta a cavidade uterina, com o auxílio de uma fina cânula acoplada a uma câmera introduzida pelo colo uterino. O exame possibilita a identificação e o tratamento de pólipos, miomas, sinéquias, endometrite e septos uterinos. 

 

Histerossonografia

 

É uma ultrassonografia detalhada da cavidade uterina, que é distendida com soro fisiológico, permitindo uma melhor avaliação dos seus contornos, sendo indicada principalmente em casos de suspeita de lesões dentro da cavidade uterina, tais como miomas, pólipos e septos uterinos.  

 

Teste ERA

 

O teste ERA consiste em avaliar a receptividade do tecido endometrial através da biópsia do endométrio e da análise da expressão de mais de 200 genes por suas células. Pode ser indicado para pacientes em tratamento de fertilização in vitro e que apresentam o que chamamos de falha de implantação embrionária. 

 

Teste EMMA e Alice

 

Já os testes EMMA e Alice, que também podem ser recomendados na avaliação endometrial, promovem a análise genômica do microbioma do endométrio e a presença de endometrite crônica no material obtido por biópsia endometrial. O objetivo é detectar a presença de desequilíbrio das bactérias normalmente encontradas no trato genital feminino, permitindo a identificação de agentes patogênicos que podem causar endometrite crônica, geralmente assintomática e, com isso, dificultar a implantação do embrião. 

 

Em resumo, a avaliação do endométrio é indicada para pacientes em tratamento de reprodução assistida com o objetivo de identificar e tratar causas de infertilidade, assim como analisar a receptividade do tecido para fixar e nutrir o embrião implantado na FIV

 

É importante deixar claro, no entanto, que nem todas as pacientes precisam ser submetidas a todos esses exames. As indicações dependerão fundamentalmente de uma boa história clínica, exame físico e achados no único exame que é realizado em todos os casos: a ultrassonografia. 

 

Dúvidas sobre avaliação endometrial? Agende uma consulta na Viventre

 

A equipe da Viventre é composta por médicos especializados em Medicina Reprodutiva que estão preparados para auxiliar os pacientes na jornada até a gravidez. Para mais informações, agende uma consulta e tire suas dúvidas.

Dr. Sergio Gonçalves
Últimos posts por Dr. Sergio Gonçalves (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar