A obesidade pode afetar suas chances de engravidar?

O excesso de peso está associado a diversos problemas de saúde e disfunções hormonais que podem dificultar o potencial reprodutivo feminino e masculino. Mulheres e homens com obesidade ou sobrepeso produzem maior quantidade de substâncias oxidantes, o que pode causar alterações hormonais e até diminuir a qualidade de óvulos e espermatozóides.

 

Qual a relação da obesidade com a fertilidade feminina?

 

O peso ideal deve ser calculado com a fórmula simples do IMC (Índice de Massa Corpórea): o peso em quilos é dividido pela altura em metros ao quadrado. O resultado que indica um bom potencial reprodutivo é o IMC entre 20 e 25. Mulheres com IMC acima de 30 têm sua fertilidade alterada.

 

Assim como acontece na Síndrome dos Ovários Policísticos, a obesidade, o diabetes tipo II e a resistência à insulina podem provocar alterações no padrão ovulatório e promover ciclos anovulatórios (sem ovulação), causando, assim, a infertilidade.

 

Gravidez: como o sobrepeso altera as chances de gestação?

 

A obesidade influencia também no aumento da produção de substâncias andrógenas e modificações na liberação de FSH e LH, o que consequentemente provoca alterações na liberação dos óvulos. Portanto, é possível que o sobrepeso cause anovulação crônica e ciclos menstruais irregulares. 

 

Essa condição é muito similar ao que acontece com pacientes acometidas pela Síndrome de Ovário Policístico, patologia relacionada ao sobrepeso, diabetes, síndrome metabólica e infertilidade feminina. 

 

Com acompanhamento médico especializado, mulheres que desejam engravidar podem iniciar tratamentos de reprodução assistida. Controle do peso, dieta balanceada e atividade física regular, sem dúvidas ajudam a manter uma vida saudável e podem sim, aumentar as chances de gestação. Sendo assim, as pacientes podem avaliar com a equipe médica especializada os melhores métodos para conseguir uma gestação segura e saudável para a mãe e o bebê.

 

A perda de peso, mesmo que pequena, tem muita influência na restauração do eixo hormonal do corpo, aumentando o potencial reprodutivo feminino. 

 

Está precisando de acompanhamento médico especializado em reprodução humana assistida? 

 

Muitas mulheres buscam exames para avaliar as probabilidades de fertilidade e as chances reais de conseguir engravidar. Diversas condições podem influenciar no potencial reprodutivo, sendo a obesidade um dos fatores relevantes que necessita de acompanhamento médico especializado.

 

Entre em contato conosco e agende sua consulta para tirar suas dúvidas e iniciar os tratamentos mais indicados para reprodução humana assistida.

Dr. Sergio Gonçalves
Últimos posts por Dr. Sergio Gonçalves (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar