A importância da preservação de óvulos para mulheres com endometriose

O congelamento de óvulos em mulheres acometidas pela endometriose tem o objetivo de tentar preservar o potencial quando o tratamento da doença requer intervenções que podem comprometer a fertilidade. A técnica do congelamento de óvulos mantém os gametas femininos armazenados para serem eventualmente utilizados futuramente no tratamento de fertilização in vitro (FIV) no momento definido pela paciente.

 

O que é endometriose?

 

Condição que atinge uma a cada seis mulheres em período fértil, idade entre 20 e 40 anos, a endometriose é uma doença em que tecido semelhante ao endométrio (que reveste a parede interna do útero) se desenvolve e cresce fora da cavidade uterina.

 

Normalmente, o distúrbio acontece na região pélvica fora da cavidade uterina (ovários, bexiga, ureteres, intestino, reto e peritônio) 

 

A endometriose está diretamente associada à fertilidade, sendo considerada uma das principais causas de infertilidade feminina. Isso acontece porque a doença reduz o potencial reprodutivo, gerando aderências pélvicas que podem obstruir as tubas uterinas e dificultar, portanto, o transporte de óvulos e espermatozoides para a etapa da fecundação.

 

Entenda a importância de preservar a fertilidade

 

A decisão pelo congelamento de óvulos é uma opção interessante de se tentar preservar a fertilidade em mulheres com indicação de tratamento cirúrgico, notadamente os casos com indicação de remoção de cistos de endometriose nos ovários (por sintomas ou volume dos cistos). 

 

A remoção de cistos de endometriose (conhecidos como "endometriomas") costuma comprometer a reserva ovariana, visto que quantidade considerável de folículos ovarianos (que contém óvulos) acabam sendo removidas juntamente com o cisto. 

 

Cirurgias para endometriose que abordam os ovários, portanto, podem diminuir consideravelmente a reserva ovariana e, desta forma, comprometer em graus variáveis o potencial reprodutivo. 

 

Sendo assim, cabe a discussão sobre o tratamento de estímulo ovariano e congelamento de óvulos antes da realização do tratamento cirúrgico da endometriose. Porém, isto não é uma regra. 

 

Há casos de endometriose com indicação cirúrgica em que os ovários serão poupados. Por exemplo, na endometriose profunda, muitas vezes o foco da doença está nos intestinos e no septo que divide o reto e a vagina, sendo que os ovários estão livres da doença e não serão impactados pelo tratamento cirúrgico. Portanto, é imprescindível que mulheres em programação de cirurgia conversem detalhadamente com o médico responsável e discutam esta questão. 

 

Quais são os benefícios do congelamento de óvulos?

 

Caso se decida pelo congelamento prévio de óvulos, o tratamento é planejado como um tratamento de fertilização in vitro com o objetivo imediato de gravidez. Os médicos especialistas promovem a estimulação dos ovários pela administração de hormônios, com o objetivo de levar ao crescimento de folículos e amadurecimento de vários óvulos em um mesmo ciclo (diferentemente do que ocorre no ciclo menstrual espontâneo, no qual somente um óvulo se desenvolve). 

 

O estímulo leva cerca de 10 dias e os óvulos são aspirados por meio de uma punção guiada pelo ultrassom transvaginal.  A conservação dos óvulos é feita em nitrogênio líquido em temperaturas inferiores a -150ºC.

 

Dúvidas sobre preservação de óvulos? Fale com o seu médico

 

A preservação da fertilidade é uma etapa essencial para casais que desejam engravidar, mas precisam ou desejam postergar a gestação. Isto é particularmente válido para mulheres que já se aproximam dos 35 anos ou aquelas que vão se submeter a tratamentos que podem comprometer a reserva ovariana, como o tratamento cirúrgico da endometriose ovariana ou quimioterapia para tratamento de câncer. Os melhores métodos de tratamento para cada paciente precisam ser definidos juntamente com o seu médico.

 

Entre em contato conosco, agende sua consulta e tire todas as suas dúvidas com a equipe especializada em Reprodução Humana Assistida.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 99738.3269

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar