6 sintomas de infertilidade feminina

>A infertilidade ou infertilidade conjugal é a dificuldade que um casal enfrenta para engravidar após um período de um ano de tentativas frequentes (cerca de três vezes por semana), sem fazer uso de métodos contraceptivos.

 

A infertilidade pode ser causada por diferentes fatores, tanto masculinos quanto femininos. Embora não seja possível afirmar que existam sintomas de infertilidade feminina, o que se pode dizer é que existem alguns sinais de alerta que podem indicar a condição.

 

O que causa a infertilidade feminina e quais os sinais de alerta

 

No contexto da infertilidade conjugal, cerca de 40% dos casos são motivados por fatores masculinos, 40% por fatores femininos e entre 20 e 40% por uma associação de fatores masculinos e femininos.

 

Em geral, a infertilidade feminina está associada a fatores ovarianos, fatores uterinos e fatores que comprometem a função das trompas, como a endometriose, por exemplo. Existem sintomas e sinais de alerta que podem indicar alguma dessas alterações.

 

Distúrbios hormonais

 

Alterações hormonais podem se associar à infertilidade feminina e se manifestar por meio de alguns sintomas importantes, como diminuição do apetite sexual, alterações na pele (aumento de oleosidade na pele e acnes), queda de cabelo e ganho de peso, por exemplo.

 

Neste contexto, a Síndrome dos Ovários Policísticos e alterações na tireoide estão relacionadas aos distúrbios hormonais que afetam as tentantes e podem dificultar ou impedir a gravidez.

 

Menstruação irregular

 

Para que a gravidez aconteça, é necessário que o espermatozóide fecunde o óvulo, formando assim um embrião. No entanto, quando o ciclo menstrual é irregular, fica muito difícil saber quando e se a mulher vai ovular.

 

A menstruação irregular pode ser consequência de diversas alterações e condições de saúde, tais como Síndrome do Ovário Policístico, disfunções na tireoide, endometriose e doenças no útero (pólipos e miomas, por exemplo).

 

Portanto, ciclos menstruais irregulares costumam indicar que existe algum desequilíbrio relacionado com a função reprodutora e precisam ser investigados.

 

Sangramento vaginal intenso

 

Durante a menstruação, é normal que o fluxo de sangue seja maior nos dois primeiros dias e vá diminuindo até o final do período. Apesar disso, algumas mulheres apresentam perda de sangue em volume considerado anormal durante todo o período menstrual.

 

O sangramento vaginal intenso durante a menstruação também é um importante sinal e pode ser considerado um dos sintomas de infertilidade. Afinal de contas, pode estar relacionado a miomas, endometriose, adenomiose, entre outras, sendo que todas estas condições podem dificultar a gravidez.

 

Cólicas abdominais muito fortes

 

A cólica é um dos sintomas que acometem mulheres durante o período menstrual. Todos os meses, o útero desenvolve uma camada interna (endométrio) para acolher o embrião. Quando o óvulo não é fecundado, o endométrio descama, provocando o sangramento menstrual.

 

Para que o endométrio e o sangue sejam eliminados sob a forma da menstruação, o útero, que é um órgão muscular, contrai vigorosamente, o que pode provocar cólicas.

 

No entanto, sentir dores muito fortes e intensas, ao ponto de impedir a execução das atividades habituais do dia a dia, não é normal e pode indicar endometriose, miomas, adenomiose, entre outras condições.

 

Dores para evacuar e a presença de sangue nas fezes durante a menstruação também pode sugerir quadros de endometriose profunda com acometimento de intestino. A investigação é realizada pela história clínica, exame ginecológico e exames de imagem, como a ultrassonografia transvaginal e a ressonância magnética de pelve.

Dor durante a relação sexual

 

A relação sexual dolorosa, principalmente com dor profunda, pode indicar alterações nos órgãos pélvicos. A endometriose, além de causar aderências e obstrução das trompas, pode afetar o intestino, a porção posterior do útero e a camada que separa a vagina do reto, chamada de septo retovaginal.
Nestes casos, é bem frequente que a mulher sinta muita dor durante o ato sexual, principalmente quando a penetração é mais profunda.

 

Infecções das trompas também podem levar à dor pélvica e durante as relações, muitas vezes acompanhada de corrimento vaginal. O diagnóstico e o tratamento destas infecções é de grande importância, pois elas podem levar a aderências e obstrução das trompas.

 

Escape (sangramento entre menstruações)

 

O sangramento de escape é aquele que acontece entre as menstruações, sendo geralmente de baixa intensidade e curta duração. Pode estar associado à flutuação hormonal que ocorre no período da ovulação, sendo absolutamente normal.

 

Em alguns casos, no entanto, o sangramento de escape pode persistir por vários dias e ser acompanhado de dor na pelve ou corrimento vaginal. Isto pode indicar quadros de infecção do endométrio (endometrite) ou das trompas. Endometrites podem dificultar a implantação do embrião (nidação), sendo causa de infertilidade. O correto diagnóstico e o tratamento com antibióticos são fundamentais.

 

Como você pode perceber, alguns sinais ou sintomas podem indicar que algo não está bem no corpo da mulher. Portanto, ainda que a ausência da gravidez possa ser o único "sintoma" da infertilidade, alterações nas características dos ciclos menstruais, dores na pelve e durante as relações sexuais devem servir como sinais de alerta, que merecem investigação e tratamento - aliás, não apenas para mulheres que estão tentando engravidar.

 

Ao notar algum desses  sintomas, procure ajuda profissional rapidamente. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de sucesso no tratamento. Para mais informações sobre infertilidade feminina, agende uma consulta com um dos nossos especialistas.

Dr. Sergio Gonçalves
Últimos posts por Dr. Sergio Gonçalves (exibir todos)

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar