5 dúvidas frequentes sobre fertilização in vitro

A infertilidade ou infertilidade conjugal é uma condição que afeta homens e mulheres que não conseguem engravidar após um período de pelo menos um ano de relações sexuais frequentes e sem a utilização de métodos contraceptivos. 

 

No entanto, embora cause transtornos emocionais, com o avanço da medicina reprodutiva hoje em dia já é possível encontrar alternativas para viabilizar a gravidez, como é o caso da fertilização in vitro (FIV), técnica de reprodução assistida conduzida em laboratório.

 

Mas, apesar de ser uma técnica bastante difundida, ainda existem muitas dúvidas sobre esse tipo de tratamento. Pensando nisso, separamos as cinco mais frequentes para esclarecer melhor o que é e como funciona a FIV.

 

O que é a fertilização in vitro?

 

Estudos apontam que cerca de 40% dos casos de infertilidade conjugal são causados por fatores masculinos, outros 40% por fatores femininos e entre 20 e 40% por uma associação de fatores masculinos e femininos. Sendo assim, as principais causas são:

 

  • fatores ovarianos;
  • fatores tuboperitoneal;
  • fatores uterinos;
  • endometriose;
  • disfunções sexuais;
  • alteração na qualidade do sêmen;
  • azoospermia (ausência de espermatozóides no sêmen ejaculado).

 

Nesses casos, quando a gravidez espontânea não ocorre ou é inviável, a FIV é uma das técnica mais indicada nas clínicas de reprodução assistida, obtendo as maiores taxas de sucesso, pois consiste na formação de embriões em laboratório e transferência para o útero.

 

Basicamente, a fertilização in vitro é dividida em quatro fases: a estimulação ovariana, a aspiração dos óvulos, a fertilização para formação dos embriões e a transferência dos embriões para o útero. Acompanhe abaixo as principais dúvidas sobre reprodução assistida e fertilização in vitro.

 

Como funciona a fertilização in vitro?

 

Na primeira fase, que leva cerca de 10 dias, é feita a aplicação de hormônios, como o FSH (hormônio folículo estimulante), e controle por ultrassom para avaliar o número e o tamanho dos folículos e determinar o melhor momento para a aspiração.

 

Posteriormente, na fase de aspiração a paciente é sedada para que os óvulos sejam aspirados através de ultrassom transvaginal. Na terceira fase, ocorre a fertilização, que pode ser feita pela técnica clássica (colocando em contato os espermatozoides com o óvulos) ou a ICSI (injeção de um espermatozoide dentro do óvulo).

 

Na quarta fase ocorre a transferência dos embriões, um procedimento simples, semelhante a um exame ginecológico comum.

 

Qual é a diferença entre inseminação artificial e fertilização in vitro?

 

Na inseminação artificial, os espermatozóides são injetados diretamente no útero, quando então ocorre a fecundação do óvulo. Por sua vez, a fertilização in vitro é mais complexa e os embriões são formados em laboratório antes de serem transferidos para o útero.

 

Quanto tempo leva um tratamento de fertilização in vitro?

 

Depende. É importante destacar que a fertilização in vitro é um processo que envolve consultas, exames e avaliações clínicas, além do procedimento em si. Mas, de modo geral, o tratamento de FIV pode levar de 15 a 30 dias.

 

Quando a fertilização in vitro é indicada?

 

A FIV pode ser indicada para casos de infertilidade conjugal causada por fatores masculinos ou femininos, mulheres com idade avançada, longo tempo de infertilidade, casais com histórico de doenças genéticas, casais homoafetivos masculinos ou femininos e para homens ou mulheres que desejam ter filhos sem um parceiro ou parceira.

 

Quem pode fazer a FIV?

 

A infertilidade é a principal razão para a realização da FIV. Por esse motivo, pacientes com endometriose, infecções pélvicas, obstrução das trompas, alterações na tireóide, falta de ovulação e diminuição de espermatozóides no sêmen podem recorrer à técnica.

 

Essas são as dúvidas mais frequentes sobre fertilização in vitro. Caso você ainda tenha algum questionamento, agende uma consulta com um especialista em reprodução assistida.

Dr. Pedro Peregrino

Venha nos visitar

Venha nos visitar

Localização:

R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar | Bela Vista - São Paulo, SP A 100 metros do Metrô Brigadeiro

Segunda a sexta, das 08 às 19h, e Sábado das 8 às 12h .

Entre em Contato

Disponibilizamos canais exclusivos para atendimento de nossos clientes. Preencha o formulário, ou se preferir utilize outro canal de contato abaixo.

Tem alguma dúvida? Ligue para Nós!

Ligue para Nós 11 4750.2231

Envie um WhatsApp!

11 96439.9141

Clínica Viventre © 2020 - Todos os direitos reservados.

Criação de Site: Agência 3xceler
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Ligar